ISEG revê em alta crescimento da economia para 6,7% em 2022

  • Lusa
  • 18 Novembro 2022

"O crescimento mais provável em 2022 será de 6,7%, valor que, apesar do pessimismo e da queda da confiança registada depois do 1.º trimestre, ultrapassa as expectativas iniciais", indica ISEG.

Os economistas do ISEG reviram em alta ligeira as previsões de crescimento da economia portuguesa para este ano, estimando agora um aumento de 6,7%, acima dos níveis pré-pandemia em 3,2%, segundo a Síntese de Conjuntura divulgada esta sexta-feira.

“Em termos anuais, atendendo ao crescimento registado até ao 3.º trimestre considera-se que o crescimento mais provável em 2022 será de 6,7%, valor que, apesar do pessimismo e da queda da confiança registada depois do 1.º trimestre, ultrapassa as expectativas iniciais“, pode ler-se no documento.

Em outubro, o grupo de análise económica do ISEG previa um crescimento da economia portuguesa para este ano entre 6,4% e 6,6% do Produto Interno Bruto (PIB). O grupo de economistas do instituto de economia e gestão da Universidade de Lisboa, acrescentam que, caso se verifique o crescimento em 6,7% este ano, “o PIB de 2022 terá recuperado o nível pré-pandemia e situar-se-á cerca de 3,2% acima do registado em 2019”.

“Esta recuperação, em dois anos, compara favoravelmente com a recuperação média da Área Euro”, realça o ISEG.

Quanto ao quarto trimestre do ano, os economistas referem que há ainda poucos dados disponíveis, salientando também que o último trimestre está “sujeito aos impactos da inflação e das medidas compensatórias” não sendo possível definir ainda “se a economia irá crescer ou decrescer em cadeia”.

O ISEG admite que, em qualquer dos casos (descida ou subida) “as variações serão reduzidas” na evolução em cadeia. Em termos homólogos, no quarto trimestre, o ISEG indica que “é esperada uma desaceleração do crescimento devido a efeitos base positivos mais reduzidos (face aos trimestres anteriores), previsivelmente para valores ligeiramente abaixo ou em torno de 3%”.

Na proposta de Orçamento do Estado para 2023 (OE2023), o Governo estima um crescimento do PIB de 6,5% em 2022.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

ISEG revê em alta crescimento da economia para 6,7% em 2022

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião