Índice de confiança económica do ISEG desce em fevereiro
Já depois da invasão da Ucrânia, o índice de confiança do ISEG, "assumiu o valor de 37,6, o que representa uma descida pronunciada" do nível de confiança em fevereiro.
O índice de confiança do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) relativo à evolução da economia no curto prazo desceu de forma pronunciada em fevereiro face ao mês anterior para 37,6, foi divulgado esta segunda-feira.
“Em fevereiro de 2022, já depois da invasão da Ucrânia, o índice de confiança do ISEG, relativo à evolução da atividade económica portuguesa no curto prazo, assumiu o valor de 37,6, o que representa uma descida pronunciada do nível de confiança face ao mês anterior em que o valor do índice foi de 39,1″, lê-se no comunicado divulgado pela instituição universitária.
De acordo com o ISEG, em termos homólogos, a variação percentual do índice foi de 33,8%, “devido a um efeito base originado pela queda pronunciada do índice até ao início de 2021 em consequência da crise sanitária” provocada pela pandemia de covid-19. “Manteve-se relativamente estável o consenso dos membros do painel sobre a evolução da economia portuguesa”, acrescenta o ISEG.
O índice de confiança do ISEG pode variar entre 0 (confiança mínima) e 100 (confiança máxima) e é atribuído por um painel de dezoito professores do ISEG com base em informação quantitativa e qualitativa previamente recolhida e que inclui os apuramentos de um inquérito realizado mensalmente a todos os docentes da instituição.
O valor do índice é obtido por média simples dos valores entre 0 e 100 atribuídos respetivamente por cada um dos membros do painel, sendo usado o coeficiente de variação dos valores individuais como indicador de consenso.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Índice de confiança económica do ISEG desce em fevereiro
{{ noCommentsLabel }}