BPI e Fundação ”la Caixa” dão mais de um milhão de euros a 26 projetos de instituições sociais

Os vencedores receberam cerca de 38.500 euros cada e vão apoiar mais de 2.500 pessoas em situação de vulnerabilidade. A iniciativa conjunta do BPI e da Fundação "la Caixa" obteve 102 candidaturas.

A sétima edição do Prémio BPI Fundação “la Caixa” Solidário atribuiu mais de um milhão de euros a 26 projetos de instituições sociais. As candidaturas vencedoras receberam em média cerca de 38.500 euros e vão apoiar mais de 2.500 pessoas em situação de vulnerabilidade. A iniciativa recolheu 102 candidaturas.

“Entre os projetos vencedores encontram-se programas destinados a apoiar os mais diversos grupos em situação vulnerável: criar laços com a comunidade e promover a coesão comunitária; potenciar a participação cívica e social de jovens; integrar imigrantes e apoiar famílias de refugiados; prevenir a violência doméstica; facilitar o acesso a medicamentos; promover a inclusão profissional e empresarial; formar líderes sociais; apoiar negócios sociais como, por exemplo, uma mercearia ou uma barbearia social; e, entre outros, capacitar tecnologicamente prisões a fim de facilitar a ocupação ou reinserção”, lê-se em comunicado.

A seleção das candidaturas vencedoras foi realizada através de uma “avaliação objetiva dos projetos e das linhas prioritárias estabelecidas, beneficiando assim do apoio de uma equipa de 21 avaliadores colaboradores ou reformados do BPI que, em regime de voluntariado, reuniram com todas as entidades”.

Criado em 2016, o Prémio Solidário resulta de uma iniciativa conjunta do BPI e da Fundação ”la Caixa” e apoia o trabalho de entidades do terceiro setor, através do financiamento de projetos destinados a facilitar o desenvolvimento integral e o processo de inclusão social das pessoas em situação de vulnerabilidade, potenciando as suas capacidades e favorecendo a igualdade de oportunidades.

Em seis edições, foram atribuídos cerca de 5,4 milhões de euros a 155 projetos, beneficiando mais de 34.500 pessoas em situação de vulnerabilidade.

Foram distinguidos os projetos das seguintes 26 instituições: Abundant Quotidian Associação, Agência de Desenvolvimento Gardunha 21, Associação de Defesa dos Direitos Humanos de Guimarães, Associação Dignitude, Associação dos Albergues Noturnos do Porto, Associação Fernão Mendes Pinto, Associação HELPO, Associação Humanitária Domus – Dignificar a Habitação, Associação Nacional de Apoio a Jovens – ANAJOVEM, Associação Pão a Pão, Associação Renovar a Mouraria, Associação Stand4Good – Oportunidades que Mudam Vidas, Associação U.DREAM PORTUGAL, CAIS – Associação de Solidariedade Social, CDI Portugal, Centro de Solidariedade de Braga – Projecto Homem, Centro Social e Paroquial São Francisco de Paula, Delegação de Vila Real de Santo António – Cruz Vermelha Portuguesa, GAP YEAR PORTUGAL, Gondomar Social – Associação de Intervenção Comunitária, Instituto de Desenvolvimento e Inclusão Social – IDIS, JRS Portugal – Serviço Jesuíta aos Refugiados, MEERU Abrir Caminho, PROACTING – Associação para a Promoção do Empreendedorismo e Empregabilidade, SISH – Social Innovation Sportshub – Associação e TESE – Associação para o Desenvolvimento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BPI e Fundação ”la Caixa” dão mais de um milhão de euros a 26 projetos de instituições sociais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião