Grandes empresas lideram na deslocalização de serviços para o estrangeiro

  • ECO
  • 25 Novembro 2022

Em Portugal são sobretudo as grandes empresas que deslocalizam os seus serviços para o estrangeiro, à semelhança do que acontece na UE, em especial as empresas detidas por estrangeiros.

Em Portugal são, sobretudo, as grandes empresas que deslocalizam os seus serviços para o estrangeiro, à semelhança do que acontece na União Europeia (UE). Esta situação verifica-se em particular nas empresas detidas por investidores estrangeiros, de acordo com os dados divulgados esta sexta-feira pelo Eurostat e referentes a 2018.

Em 2018, 12,4% das grandes empresas em Portugal (empresas com 250 ou mais trabalhadores) deslocalizaram os seus serviços para o estrangeiro, ao passo que apenas 4,6% das empresas com 50 a 99 trabalhadores o fizeram, bem como 8% das empresas com 100 a 249 funcionários.

Esta tendência é, aliás, semelhante ao que sucede na UE, com 9,2% das grandes empresas europeias a deslocalizarem serviços para o exterior. Já apenas 4% das empresas da UE com 50 a 99 trabalhadores o fizeram e 5% das empresas com 100 a 249 trabalhadores.

Por outro lado, de acordo com os dados divulgados pelo Eurostat — com base em informações apenas de Portugal, Holanda, Bulgária, Dinamarca e Roménia — é possível constar que das empresas portuguesas que deslocalizaram serviços, a maior fasquia era detida por estrangeiros (51,2%), enquanto os investidores nacionais representavam 48,8%. Entre os outros quatro países analisados esta tendência é igualmente verificada na Roménia, com os investidores estrangeiros com 54,8% e os nacionais 45,5%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Grandes empresas lideram na deslocalização de serviços para o estrangeiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião