Líder da COTEC quer acabar com “complexo de que somos pequenos”

António Rios Amorim, que substituiu Isabel Furtado na COTEC, aposta em estimular a cultura de inovação empresarial, que diz ser a única receita para aumentar a escala e valor da produção nacional.

“Temos de perder o complexo de que somos pequenos, que ‘isto não é para nós’, como muitas vezes a gente ouve. Somos pequenos, mas podemos ser grandes. E só pela inovação é que conseguimos aumentar a dimensão, a escala e o valor daquilo que produzimos”, alertou esta quarta-feira o presidente da direção da COTEC Portugal.

Na abertura do 12º Encontro PME Inovação, que decorre esta tarde no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, em Matosinhos, António Rios Amorim sublinhou que “a escala é absolutamente fundamental para criar valor para a economia” portuguesa e pediu aos empresários que tenham a “crença de que é sempre possível questionar o que [fazem], procurar novas soluções e exceder as melhores expectativas”.

António Rios Amorim, presidente da direção da COTEC PortugalVítor Hugo Teixeira 30 novembro, 2022

Se uma cultura de inovação empresarial se faz com “uma liderança assente em ousadia, que recusa temores despropositados e tem orgulho nas vitórias, no sucesso e no reconhecimento”, notou o sucessor de Isabel Furtado na liderança da organização, a transferência de conhecimento exige um “diálogo contínuo” entre os centros de investigação e as empresas. Que, por seu lado e “sem reservas mentais”, devem abrir as portas aos investigadores.

Reconhecendo que “há muito a mudar para que as empresas possam produzir com ainda mais valor acrescentado” e atrair os investigadores para a “resolução de problemas práticos e objetivos das empresas”, salientou que a COTEC pode ter um “papel relevantíssimo na conversão de conhecimento científico em valor económico”, nomeadamente nas áreas da Indústria 4.0 ou da digitalização.

Na agenda do encontro estava prevista a presença do secretário de Estado da Economia, João Neves, que foi demitido na véspera. Apesar da ausência muito notada de membros do Governo – no encerramento estará Marcelo Rebelo de Sousa –, António Rios Amorim reiterou o “compromisso” da COTEC para “aprofundar a relação frutuosa construída com o Ministério da Economia”. Em particular, ajudando a que “as políticas públicas cheguem efetivamente ao terreno empresarial e as intenções políticas sejam implementadas na base”.

Apesar da ameaça de novos riscos, as empresas têm de prosseguir novos esforços de inserção em mercados globais mais exigentes. Com os pés assentes na terra e com o pragmatismo necessário.

António Rios Amorim

Presidente da COTEC

Numa alusão ao tema do encontro (“Em contraciclo”), que vai terminar com o anúncio do vencedor do Prémio PME Inovação COTEC-BPI 2022, o também presidente da Corticeira Amorim pediu aos empresários e gestores nacionais presentes na sala que “não tenham receio em afirmar-se em contraciclo”, mesmo admitindo que os próximos anos irão exigir um esforço constante de adaptação.

“Apesar da ameaça de novos riscos, as empresas têm de prosseguir novos esforços de inserção em mercados globais mais exigentes. Com os pés assentes na terra e com o pragmatismo necessário. Move-nos um sentimento de confiança e de otimismo nos empresários e nas suas equipas”, concluiu o presidente da COTEC Portugal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Líder da COTEC quer acabar com “complexo de que somos pequenos”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião