Autárquicas: dia 1 de outubro é o preferido dos partidos
O primeiro-ministro António Costa está a ouvir os partidos políticos para encontrar uma data consensual para a realização das eleições autárquicas. O primeiro domingo de outubro (dia 1) ganha força.
O dia um de outubro começa a ganhar peso como a data preferida pelos partidos políticos para a realização das eleições autárquicas. Esta é pelo menos a data apontada pelos quatro partidos ouvidos (PSD, CDS, PEV e PAN), esta segunda-feira, pelo primeiro-ministro, António Costa, em São Bento.
As audições às restantes forças partidárias prosseguem na próxima quarta-feira, depois de António Costa regressar da Madeira, onde irá assistir à cerimónia de mudança de nome do aeroporto daquela região que se irá passar a chamar Cristiano Ronaldo.
Apesar do PS, BE e PCP ainda não se terem pronunciado, o partido liderado Catarina Martins já disse preferir a data de 24 de setembro ou 1 de outubro para a realização do ato eleitoral.
Também o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa já afirmou que via com bons olhos o primeiro domingo de outubro para a realização do ato eleitoral.
Entre as razões invocadas pelos partidos políticos que já foram ouvidos está por um lado, o fato da data não estar associada a nenhuma ponte, o que permite mobilizar os portugueses para as eleições e também o fato de não coincidir com o arranque do ano letivo. Já o BE, que será ouvido quarta-feira, afirma que não quer que o debate político se confunda com a discussão do Orçamento de Estado.
A secretária de Estado adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto adiantou no final das audiências que o processo poderá ir a conselho de Ministros na próxima quinta-feira caso fique encerrado na quarta-feira.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Autárquicas: dia 1 de outubro é o preferido dos partidos
{{ noCommentsLabel }}