Prazos de pagamento do IMI e do IUC alargados até sexta-feira

Devido à falha verificada esta semana no Portal das Finanças, os contribuintes têm um prazo mais alargado para pagar o IMI e o IUC, sem “quaisquer juros ou penalidades”.

O Ministério das Finanças anunciou esta quinta-feira o alargamento do prazo, até esta sexta-feira, para o pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e do Imposto Único de Circulação (IUC), nos casos em que o prazo terminava a 30 de novembro.

“Não são devidos quaisquer juros ou penalidades associados a este alargamento dos prazos”, salvaguarda ainda o Ministério tutelado por Fernando Medina através de um comunicado enviado esta tarde às redações.

Esta medida, que visa “salvaguardar os direitos e garantias dos contribuintes”, é justificada pelo Executivo pelos “constrangimentos informáticos verificados temporariamente no Portal das Finanças na manhã de quarta-feira, 30 de novembro”.

Como o ECO noticiou, os contribuintes estiveram impossibilitados de aceder à área pessoal no Portal das Finanças porque um certificado de segurança expirou sem ter sido renovado em tempo útil.

Em causa estava o certificado que garante que a comunicação entre o utilizador e o servidor é feita de forma segura e encriptada. Isso faz com que os browsers travem a ligação, para evitar que os dados pessoais possam ser comprometidos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Prazos de pagamento do IMI e do IUC alargados até sexta-feira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião