Combustíveis voltam a descer. Gasóleo baixa 3 cêntimos e gasolina 1,5 na próxima semana

Desde 24 de outubro, o preço do gasóleo já desceu 34 cêntimos, em sete semanas consecutivas de queda. O preço do gasóleo já está em níveis anteriores aos do início da guerra.

As boas notícias para os automobilistas continuam. Na próxima semana, quando for abastecer o carro, vai voltar a encontrar preços mais baixos. O gasóleo vai descer três cêntimos e a gasolina 1,5 cêntimos, avançou ao ECO fonte do mercado. O diesel acumula assim sete semanas consecutivas de quedas, num total de 34 cêntimos.

A partir de segunda-feira, quando for abastecer, deverá passar a pagar 1,614 euros por litro de gasóleo simples e 1,633 euros por litro de gasolina simples 95, tendo em conta os valores médios praticados nas bombas na última segunda-feira, divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). Estes preços já têm em conta os descontos aplicados pelas gasolineiras.

No entanto, os preços cobrados ao consumidor final podem variar consoante o posto de abastecimento. E ainda podem sofrer ajustamentos para ter em conta o fecho das cotações do petróleo brent esta sexta-feira e o comportamento do mercado cambial, mas também porque os preços finais resultam da média dos valores praticados por todas as gasolineiras.

Além disso, estes valores devem sofrer uma alteração em virtude da revisão das medidas fiscais temporárias para ajudar a mitigar o aumento do preço dos combustíveis, que são atualizadas no início de cada mês.

Esta sexta-feira, os preços do brent, que serve de referência para o mercado europeu, descem 0,21%, para 86,70 dólares por barril. Contudo, o brent está a caminho da quarta desvalorização semanal, devido aos receios de abrandamento da economia chinesa que ainda não foram totalmente dissipados, apesar de as autoridades chinesas estarem a preparar o levantamento das medidas restritivas impostas para conter os novos surtos de Covid-19, na sequência dos protestos que marcaram o fim de semana.

Evolução do preço do Brent em Londres

Estas semanas consecutivas de descidas nos preços podem estar a chegar ao fim. Aliás, as reduções têm sido cada vez mais pequenas.

Desde 24 de outubro, o preço do gasóleo já desceu 34 cêntimos — em sete semanas consecutivas de redução dos preços. Por isso, o preço do gasóleo já está em níveis anteriores aos do início da guerra na Ucrânia. É preciso recuar a 31 de janeiro para encontrar preços na bomba mais baratos (1,612 euros e a diferença é de apenas dois cêntimos face à previsão da próxima semana).

Já na gasolina, as descidas consecutivas acumulam-se há quatro semanas, mas desde 24 de outubro, o preço da gasolina já desceu 25 cêntimos. Na semana de 7 de novembro, os preços subiram 0,6 cêntimos. Os preços estão no valor mais baixo desde 21 de junho de 2021.

O cenário poderá mudar porque a OPEP e seus aliados (OPEP+) admitem reduzir a produção de petróleo, na reunião deste fim de semana, o que deverá levar a uma alta das cotações nos mercados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Combustíveis voltam a descer. Gasóleo baixa 3 cêntimos e gasolina 1,5 na próxima semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião