CEO do Grupo Vodafone deixa o cargo no fim do ano

  • Mariana Marques Tiago
  • 5 Dezembro 2022

Desde que Nick Read assumiu o cargo, em outubro de 2018, as ações da empresa desceram mais de 40%. A assumir o seu lugar ficará, temporariamente, a administradora financeira do grupo.

O CEO do grupo Vodafone, Nick Read, vai deixar a empresa no final do ano, após quatro anos no cargo. A ocupar o lugar, temporariamente, ficará a administradora financeira, Margherita Della Valle.

O anúncio foi feito esta segunda-feira. Nick Read vai deixar a liderança da Vodafone, após um mandato marcado por uma desvalorização das ações da Vodafone para quase metade.

O ainda CEO liderou o grupo britânico durante a pandemia e vendeu ativos, ao mesmo tempo que aumentou o foco no continente europeu e africano. No entanto, desde que assumiu o cargo, em outubro de 2018, as ações da empresa desceram mais de 40%.

Em declarações, Nick Read avançou: “Concordei com a direção que agora é o momento certo para entregar a liderança a uma nova pessoa que consiga tirar partido dos pontos fortes da Vodafone e aproveitar as oportunidades que se avizinham.” Depois de sair, Read assumirá o papel de conselheiro da administração da empresa até 31 de março.

Enquanto a operadora de telecomunicações procura um novo CEO, a substituta interina será Margherita Della Valle, encarregue de acelerar “a execução da estratégia da empresa para melhorar a performance operacional”, cita a agência Reuters.

Nick Read, que tem sido defensor da consolidação nos principais mercados europeus — nomeadamente Inglaterra, Espanha, Itália e Portugal –, considera que “foi um privilégio passar os últimos 20 anos” da sua carreira na Vodafone e diz estar orgulhoso com aquilo que a empresa deu aos clientes e a toda a sociedade na Europa e África.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CEO do Grupo Vodafone deixa o cargo no fim do ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião