Produção de eletricidade a partir de barragens supera média prevista para novembro

A forte precipitação fez aumentar a produção hidroelétrica durante o mês de novembro, ainda que as fracas afluências provenientes de Espanha no Douro continuem a condicionar as barragens.

A produção de eletricidade a partir das barragens portuguesas superou a média prevista para o mês de novembro, período marcado por forte precipitação em território continental.

De acordo com os dados divulgados esta terça-feira pela Rede de Energias Nacional (REN), apesar desta subida, a produção hidroelétrica continuou condicionada pelas afluências provenientes de Espanha no Douro, que se mantêm muito reduzidas. Em novembro, o índice de produtibilidade hidroelétrica, atingiu 1,05 (média histórica de 1), um valor 5% acima da média para este mês.

Na mesma nota, a REN indica que as energias renováveis foram responsáveis por 58% do consumo de energia elétrica durante o mês de novembro, com a produção hidroelétrica a contribuir positivamente para o saldo.

Já os os índices de produtibilidade eólica e solar situaram-se respetivamente em 0,96 e 1,00 (média histórica de 1). Com a subida da componente hidroelétrica, a produção renovável abasteceu 58% do consumo, a produção não renovável 35% e o saldo importador abasteceu os restantes 7% do consumo, o valor mais baixo registado este ano.

O consumo de energia elétrica registou uma contração de 2,4% em comparação com novembro do ano passado, justificada pelas temperaturas acima da média. Com correção do efeito da temperatura e do número de dias úteis, verificou-se uma evolução homóloga positiva de 2%. Na soma do ano, a evolução acumulada anual é agora de 2,2%, ou de 2,6% com correção de temperatura e dias úteis, revela a REN.

Quanto ao acumulado do ano, o índice de produtibilidade hidroelétrica é de 0,46, o de produtibilidade eólica 0,97 e o de produtibilidade solar 1,08 (média histórica de 1). A produção renovável abasteceu 45% do consumo, repartida pela eólica com 24%, a hidroelétrica com 9%, a biomassa com 7% e a fotovoltaica com 5%. A produção a gás natural abasteceu 34% do consumo, enquanto o saldo importador assegurou 21%.

Consumo de gás mantém queda

No que toca ao gás, a REN indica que a tendência de redução de consumo manteve-se este mês, com uma taxa homóloga negativa de 5,7%, com uma quebra marginal de 0,7% no segmento de produção de energia elétrica e um recuo de 9,6% no segmento convencional.

“O saldo de trocas com Espanha através de gasoduto voltou este mês a ser exportador, equivalendo a 1,3% do consumo nacional”, indica o comunicado.

Já no acumulado do ano, o consumo de gás natural registou uma variação homóloga negativa de 2%, com uma quebra de 19% no segmento convencional e um aumento de 30% no segmento de produção de energia elétrica, que registou no acumulado do ano até novembro o valor mais alto de sempre.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Produção de eletricidade a partir de barragens supera média prevista para novembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião