Um terço dos portugueses empregados trabalhavam em ciências e tecnologia em 2021

A percentagem é ligeiramente inferior ao valor médio apurado na União Europeia (34,8%), onde havia 117,2 milhões de pessoas em ciências e tecnologia.

Em Portugal, 1.716,4 milhões de pessoas empregadas estavam, no ano passado, a trabalhar na área de ciências e tecnologia (33,5%). A percentagem é ligeiramente inferior ao valor médio apurado na União Europeia (34,8%), onde, em 2021, havia 117,2 milhões de pessoas a trabalhar em ciências e tecnologia, revelam os dados publicados pelo Eurostat esta sexta-feira.

“Os números mais elevados de RHCT [recursos humanos em ciência e tecnologia] foram registados em algumas das regiões mais populosas da UE em 2021: Île-de-France (4,7 milhões) e Ródano-Alpes (2,1 milhões), em França; Comunidade de Madrid e Catalunha (ambas com 2,3 milhões) e Andaluzia (2 milhões), em Espanha; e Lombardia (2 milhões), em Itália”, lê-se na nota informativa.

Em Portugal, é na Área Metropolitana de Lisboa que existe a maior percentagem de profissionais deste ramo de atividade.

Analisando estes dados individualmente, por cada um dos países da UE, é no Luxemburgo, Suécia e Holanda que existem mais profissionais a trabalhar na área das ciências e tecnologias (56,2%, 45,5% e 45,3%, respetivamente).

Do lado oposto, a Roménia (23,1%), a Sérvia (23,6%) e a Grécia (24,6%) apresentam os valores mais baixos no que toca à empregabilidade neste setor.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Um terço dos portugueses empregados trabalhavam em ciências e tecnologia em 2021

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião