Portugal perde com Marrocos e está fora do Mundial
Um golo da seleção africana na primeira parte acabou com o sonho português no Qatar.
Portugal está fora do Mundial do Qatar. Marrocos fez o único golo no final da primeira parte, aproveitando um lance em que o guarda-redes Diogo Costa saiu em falso a um cruzamento e não ficou bem na fotografia. A seleção nacional não foi capaz de superar a sólida muralha marroquina, apesar do forcing em toda segunda parte. Ronaldo (entrou aos 50 e saiu com lágrimas após a partida) e companhia caíram nos quartos.
Depois de eliminar Espanha na eliminatória anterior, a seleção marroquina já tinha avisado a concorrência ao que vinha: defender em bloco para lançar contra-ataques rápidos. Com Portugal não foi diferente.
Foi preciso meia hora para o jogo registar a primeira jogada de maior perigo: um remate de João Félix – um dos homens mais perigosos do ataque português – desviou no corpo do defesa adversário e ia enganando o guarda-redes. Logo a seguir Marrocos visou a baliza de Portugal com perigo por duas vezes seguidas, antes do golo aos 42 minutos, por En Mesyri, que se antecipou a Diogo Costa num cruzamento da esquerda. O momento de infelicidade do guarda-redes português acabaria por ser decisivo no desfecho da partida.
Em cima do apito para o intervalo, Bruno Fernandes quase ia repondo a igualdade, mas o travessão impediu um golo que ia ser memorável para o número dez português.
Passavam cinco minutos da segunda parte quando Fernando Santos começou a arriscar: fez entrar Ronaldo e Cancelo, tirando Rúben Neves e Raphael Guerreiro.
Com Marrocos cada vez mais fechado, foram sucedendo as oportunidades para o lado de Portugal, que ia sendo tomado pela ansiedade à medida que a bola teimava em não entrar: Bruno Fernandes, outro dos mais inconformados, voltou a ter o golo no pé pouco depois da hora de jogo, mas o remate ao entrar da grande área passou por cima. Já perto do fim, João Félix também rematou com muito perigo, mas o guarda-redes marroquino voltou a ser o herói do jogo como diante de Espanha.
“O balneário está destroçado, estamos todos desolados. (…) Estávamos convictos de que poderíamos chegar à final e vencê-la”, disse Fernando Santos, selecionador nacional, no rescaldo do jogo.
Quanto ao seu futuro, deixou a porta da saída em aberto. “Quando regressarmos a Portugal, eu e o presidente [da Federação Portuguesa de Futebol] iremos conversar e analisar o que vamos fazer”, disse.
(Notícia atualizada às 17h43)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portugal perde com Marrocos e está fora do Mundial
{{ noCommentsLabel }}