Petróleo cai pela sétima sessão com brent nos 75 dólares

Preços do petróleo desvalorizam há sete sessões consecutivas, estando sob pressão devido às preocupações relativas a uma possível recessão global. Brent toca mínimos de 23 de dezembro.

Os preços do petróleo nos mercados internacionais estão a recuar há sete sessões consecutivas. O barril de Brent está a negociar nos 75,48 dólares, tocando mínimos de 23 de dezembro, isto é, de quase um ano.

Pelas 12h15 de Lisboa, o barril de Brent, de referência para a Europa, desvaloriza 0,78% para 75,48 dólares, tocando um mínimo desde 23 de dezembro, isto é, antes da invasão russa à Ucrânia (24 de fevereiro de 2022). Só este mês, os preços do Brent já tombaram cerca de 11%, o pior mês desde agosto deste ano.

Já o WTI, a negociar em Nova Iorque, cai 0,52% para 70,66 dólares, isto é, o valor mais baixo desde 21 de dezembro, ou seja, também de quase um ano. Este mês, os preços do WTI acumulam perdas de 11,83%, isto é, o pior mês desde novembro de 2021, quando caíram mais de 20%. Ambos os contratos os contratos de referência desvalorizam há sete sessões consecutivas.

Petróleo em queda

Os preços do barril têm estado sob pressão devido às preocupações relativas a uma possível recessão global, numa altura em que os bancos centrais continuam a subida dos juros para travar a inflação, o que poderá ter impacto na procura por petróleo. Além disso, a influenciar a negociação está ainda o aumento de casos Covid na China, o maior consumidor de crude do mundo, apesar de Pequim ter aliviado as restrições em vigor.

“Os mercados de petróleo provavelmente permanecerão voláteis a curto prazo a meio da incerteza sobre o impacto do embargo da UE ao petróleo russo, as notícias sobre a política Covid na China e as decisões do banco central nos EUA e Europa”, disseram os analistas do UBS, citados pela agência Reuters.

Na semana passada, entrou em vigor um teto ao petróleo russo pela UE, G7 e Austrália. Isto significa que as empresas de transporte marítimo estão proibidas de fazer circular o petróleo russo a não ser que ele seja vendido abaixo do teto estabelecido, os 60 dólares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Petróleo cai pela sétima sessão com brent nos 75 dólares

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião