Cheias ameaçam 435 mil empregos na envolvente do Tejo

  • ECO
  • 14 Dezembro 2022

Inundações podem afetar milhares de empregos sobretudo nos setores do turismo e do comércio. Relatório da Agência Portuguesa do Ambiente antecipa que ficam em causa 103 municípios.

As cheias que atingiram os concelhos envolventes ao rio Tejo e às ribeiras do Oeste podem ameaçar cerca de 435 mil empregos e mais de 119 mil negócios, em particular nos setores do comércio e do turismo, avança o Jornal de Notícias (acesso pago), que cita o Plano de Gestão dos Riscos de Inundações do Tejo e das Ribeiras do Oeste — 2.º Ciclo (2022-2027), da Agência Portuguesa do Ambiente.

O relatório refere que, na zona em causa, que abarca 103 municípios, “as cheias assumem especial relevância pela extensão da área sujeita a inundações, mas também pela relevância dos núcleos urbanos sujeitos a este tipo de ocorrências“. Podem ser “cheias rápidas ou urbanas”, na Área Metropolitana de Lisboa e na cidade de Tomar, e “cheias de longa duração”, no curso principal do rio Tejo, no rio Sorraia e na ribeira de Muge, lê-se ainda.

De acordo com o JN, as medidas anunciadas em 2016 para minimizar cheias na região apresentavam uma taxa de execução de 45% em dezembro de 2020. A Quercus apela à necessidade de acautelar estas situações no ordenamento do território, criando áreas verdes e drenagem adequada nas cidades. “Lisboa é uma cidade com problemas de planeamento urbanístico, problemas de gestão de recursos, como entubamento de linhas de águas que fazem a drenagem natural das águas pluviais, entre outras más escolhas, que culminam na situação atual”, critica a associação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cheias ameaçam 435 mil empregos na envolvente do Tejo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião