Comissão Europeia chumba fusão do Deutsche Börse e do London Stock Exchange
A Comissão Europeia bloqueou a fusão entre a bolsa alemã Deutsche Börse e a bolsa inglesa London Stock Exchange Group, porque tal iria criar um "monopólio" nos mercados.
A proposta de fusão entre a bolsa inglesa London Stock Exchange (LSE) e a bolsa alemã Deutsche Böerse AG foi chumbada esta quarta-feira pela Comissão Europeia, sob perigo de que se criasse um “monopólio” nos mercados que colocaria em risco os interesses dos investidores na Europa e no resto do mundo.
Margrethe Vestager, comissária europeia da concorrência, acrescentou que a junção das duas bolsas viria a “reduzir consideravelmente a concorrência” a nível europeu e mundial. Isto porque as duas bolsas controlam os mercados de ações da Alemanha, Itália e Reino Unido, bem como muitas das casas de compensação europeias.
“A economia europeia depende do bom funcionamento dos mercados financeiros”, afirmou a comissária, acrescentando: “Isso é importante não só para os bancos e outras instituições financeiras. Toda a economia beneficia quando as empresas conseguem reunir capital em mercados financeiros competitivos”.
Já no final do mês passado a LSE antecipava o falhanço na fusão, cujo processo já se vinha a arrastar há mais de um ano. Na altura, a Comissão Europeia exigia à bolsa de Londres que desinvestisse da MTS, uma plataforma de negociação eletrónica. A bolsa britânica disse, num comunicado citado pela Bloomberg, que não o faria nem apresentaria nenhuma alternativa, e agora a Comissão Europeia confirma as perspetivas e impede a fusão porque as partes interessadas “falharam em apresentar soluções exigidas para responder às preocupações de concorrência” da Comissão Europeia.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Comissão Europeia chumba fusão do Deutsche Börse e do London Stock Exchange
{{ noCommentsLabel }}