Hoje nas notícias: Galp, Marcelo e recibos verdes
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
A Presidência da República renovou os contratos de aluguer da frota automóvel e a fatura já ronda o meio milhão de euros. A Galp prevê distribuir 900 milhões de euros aos acionistas no próximo ano. A marcar o dia está ainda a notícia de que o número de recibos verdes no Estado tocou máximos em junho. Conheça estas e outras notícias nas manchetes nacionais desta terça-feira.
Galp prevê distribuir 900 milhões de euros aos acionistas
A Galp prevê distribuir 900 milhões de euros aos acionistas em 2023 na sequência dos resultados obtidos pela empresa este ano, impulsionados pelos preços recorde da energia. A estimativa foi apresentada aos investidores a propósito dos resultados obtidos terceiro trimestre deste ano e representa uma subida de mais de 50% face à distribuição de dividendos deste ano e relativa aos resultados de 2021.
Leia a notícia completa no Observador (acesso pago).
Presidência da República renova frota automóvel
A Presidência da República renovou os contratos de aluguer de carros, através do sistema de renting, para os para os próximos três anos. Em causa está o aluguer de 33 veículos, o que representa uma redução de quatro carros face aos 37 atuais, dando preferência a automóveis de baixas ou zero emissões. Dos contratos publicados no portal Base, os contratos de 21 carros dos 33 carros neste âmbito rondam já meio milhão de euros.
Leia a notícia completa no Observador (acesso pago).
Novo regime de trabalho em plataformas abre a porta a mudanças nos TVDE
A proposta para regular o trabalho dos estafetas e outros prestadores de serviços em plataformas digitais, aprovada na semana passada, pode abrir a porta a uma revisão da “lei da Uber” (também conhecido por regulamento dos TVDE), para eliminar a obrigatoriedade do intermediário, segundo Teresa Coelho Moreira, coautora do Livro Verde do Futuro do Trabalho. Para a jurista, embora preferisse que os intermediários deixassem de constar na lei, vê como “positivos” os avanços feitos, que colocam a plataforma no primeiro plano da relação laboral.
Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).
Portugal vai receber menos 235 milhões por mês do BCE
O Banco Central Europeu (BCE) vai iniciar, em março, uma redução da compra de dívida pública e privada da Zona Euro em cerca de 15 mil milhões de euros por mês. Portugal representa 1,964% do total das obrigações dos Estados detidas pelo Eurossistema devido aos programas APP e PSPP, estimando-se que vão atingir o prazo, em média, mensalmente, 474 milhões de euros em dívida pública portuguesa. Nesse sentido, a ausência de reinvestimentos deverá ser de 235 milhões de euros, segundo cálculos da IESEG para o Negócios, com base nas linhas gerais avançadas pelo BCE na semana passada.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).
Recibos verdes no Estado atingem máximo em junho
O número de prestações de serviços no Estado aumentou 8,5% em termos homólogos, para 17.274 recibos verdes, no final de junho deste ano, segundo os dados da Direção-Geral da Administração do Emprego Público (DGAEP). Trata-se de um novo máximo da série que retrata a situação no final de cada semestre, depois de um período de redução sobretudo no final de 2018, altura em que estava lançado o último programa de regularização de vínculos precários (Prevpap).
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: Galp, Marcelo e recibos verdes
{{ noCommentsLabel }}