Direto Wall Street fecha semana em alta à boleia das energéticas

  • ECO
  • 23 Dezembro 2022

As bolsas dos EUA terminaram a última sessão da semana em alta à boleia do disparo das empresas energéticas. Por cá o PSI voltou a fechar em terreno positivo, empurrado pela Galp.

Com o petróleo de referência nos EUA a subir perto de 3%, as empresas energéticas obtiveram valorizações expressivas e anularam o pessimismo dos investidores. O índice S&P 500 teve a subida mais expressiva, ao somar 0,55% (3.843,24 pontos); a praça industrial Dow Jones acrescentou 0,50% (33.193,78 pontos); o índice tecnológico Nasdaq ganhou 0,17% (10.494,30 pontos).

No balanço da semana, os títulos da Nasdaq perderam 1,94%, o índice S&P 500 teve uma descida de 0,19% e a praça industrial Dow Jones valorizou 0,86%.

Já o PSI voltou a fechar em terreno positivo. Na sessão desta sexta-feira, a principal praça portuguesa somou 0,31%, para 5.781,18 pontos. Durante a semana, o PSI apenas fechou em baixa na quinta-feira.

Entre as 15 cotadas, nove fecharam em terreno positivo e seis perderam valor. A Galp foi o principal impulsionador do PSI, ao somar 1,75%, para 12,525 euros, no dia em que comunicou aos acionistas que a taxa sobre os lucros extraordinários pode custar até 100 milhões de euros em 2022.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street fecha semana em alta à boleia das energéticas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião