Mais de 250 mil quiseram mudar para tarifa regulada de energia no ano passado

  • ECO
  • 3 Janeiro 2023

Em 2022, foram feitos mais de 107 mil pedidos de contratação da tarifa regulada da eletricidade. No que toca ao gás, só desde setembro registaram-se mais de 152 mil pedidos de alteração da tarifa.

Foram feitos mais de 152 mil pedidos para mudar para a tarifa regulada de gás natural em 2022, que passou a ser uma possibilidade por decisão do Governo face à escalada dos preços. Alguns clientes aproveitaram para pedir também a mudança para a tarifa regulada de eletricidade, algo que já era permitido desde 2018, tendo sido registados mais de 107 mil pedidos, dos quais mais de 16 mil só em novembro, avança o Público.

O número de pedidos na eletricidade é o triplo do registado em 2021, quando 29.328 clientes de eletricidade regressaram ao regulado. Já no caso do gás natural (usado por uma minoria de famílias, dado que a maioria consome gás de botija), só em novembro de 2022 registaram-se mais de 22 mil pedidos de transferência.

Fonte oficial da ADENE – Agência para a Energia adiantou que “o ritmo de passagem para o mercado [regulado] está a reduzir-se para os 4.500 pedidos por semana, o que pode significar que a procura de contratação” neste mercado “começa a diminuir”. No entanto, é necessário esperar pelo mês de janeiro e pela faturação de dezembro, que pode trazer consequências como novos impulsos e vontade de alterar as tarifas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mais de 250 mil quiseram mudar para tarifa regulada de energia no ano passado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião