Zelensky pede mais veículos blindados para derrotar “Estado terrorista”

  • Lusa
  • 5 Janeiro 2023

Presidente ucraniano afirma que melhoria das capacidades defensivas podem “acelerar a derrota do Estado terrorista”.

O Presidente ucraniano instou esta quinta-feira outros países europeus a seguirem o exemplo de França, que vai enviar para a Ucrânia veículos blindados ligeiros, defendendo que a melhoria das capacidades defensivas podem “acelerar a derrota do Estado terrorista”.

“A França elevou o apoio de defesa europeu à Ucrânia a um novo nível, e agradeço ao Presidente Macron por essa liderança. Receberemos mais veículos blindados e, em particular, tanques com rodas de produção francesa”, sublinhou Volodymyr Zelensky, no habitual discurso noturno diário.

Para o chefe de Estado ucraniano, o material militar enviado pela França “envia um sinal claro” aos restantes parceiros: “não há razão racional para que a Ucrânia ainda não tenha sido abastecida com tanques do tipo ocidental”.

“É muito importante para restaurar a segurança de todos os ucranianos e a paz de todos os europeus. (…) Devemos pôr fim à agressão russa exatamente este ano e não adiar nenhuma das capacidades defensivas que podem acelerar a derrota do estado terrorista”, destacou Zelensky.

O Presidente francês confirmou esta quinta-feira que o seu país enviará à Ucrânia veículos blindados ligeiros, confirmaram fontes do Eliseu citadas pela agência noticiosa AFP. Os pormenores sobre o envio deste tipo de veículo não foram revelados oficialmente, mas a presidência francesa deverá ainda emitir um comunicado com mais detalhes. No entanto, os media locais indicaram tratar-se de veículos blindados de rodas tipo AMX-10 RC.

Em 31 de dezembro, no seu tradicional discurso de final de ano ao país, Macron prometeu à Ucrânia que a França e a Europa estariam ao seu lado também em 2023. Nos últimos meses de 2022, a França forneceu à Ucrânia sistemas de defesa antiaérea, incluindo radares e mísseis.

Paris também impulsionou iniciativas como o acolhimento de 2.000 soldados ucranianos que receberam formação e a organização de uma conferência internacional solidária com o objetivo de recolher ajuda destinada à população ucraniana durante o presente inverno. No entanto, Kiev não deixou de emitir queixas pela insuficiência do apoio militar de Paris.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Zelensky pede mais veículos blindados para derrotar “Estado terrorista”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião