Nova secretária de Estado da Agricultura tem contas arrestadas por investigação ao marido

  • ECO
  • 5 Janeiro 2023

Não foi acusada. Mas Carla Alves, empossada na quarta-feira, tem várias contas arrestadas na sequência de uma investigação que envolve o marido. Acusação quer a devolução de 700 mil euros ao Estado.

Carla Alves, a nova secretária de Estado da Agricultura, que tomou posse esta quarta-feira, tem várias contas bancárias arrestadas na sequência de uma investigação judicial que envolve o marido, Américo Pereira, ex-presidente da Câmara de Vinhais. De acordo com a notícia do Correio da Manhã, o casal declarou sempre rendimentos inferiores ao dinheiro que efetivamente entrava no banco entre 2013 e 2020.

Citando os dados da investigação a que teve acesso, o CM refere que, quando o segredo bancário foi levantado, a Polícia Judiciária constatou a discrepância entre os rendimentos declarados e os efetivos. Em 2013 terão sido declarados vencimentos de 44 mil euros, mas entraram nas contas 54 mil. No ano seguinte, o casal terá declarado ganhar 135 mil euros, mas foram depositados 180 mil. O padrão continua até 2020, ano em que o casal — uma funcionária em instituições públicas e um presidente da câmara — depositou nas contas bancárias 264 mil euros, mas declarou 100 mil.

Em cima da mesa estarão possíveis crimes de corrupção ativa e prevaricação, segundo o Ministério Público, que pediu o julgamento do ex-autarca, marido da recém-empossada governante, que não foi acusada neste processo. Segundo o jornal, as contas conjuntas do casal mantêm-se arrestadas e a acusação quer que sejam devolvidos cerca de 700 mil euros ao Estado, já que a sua origem não é clara. O arresto das contas bancárias foi decretado em março de 2022, ao que se juntaram também bens móveis e imóveis, diz o jornal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nova secretária de Estado da Agricultura tem contas arrestadas por investigação ao marido

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião