Putin ordena cessar-fogo na Ucrânia durante 36 horas para celebrar Natal ortodoxo. “Guardem a hipocrisia”, responde Kiev

  • Joana Abrantes Gomes
  • 5 Janeiro 2023

As tréguas foram anunciadas depois de o patriarca da Igreja Ortodoxa da Rússia ter apelado ao fim das hostilidades durante o Natal ortodoxo. A Ucrânia já respondeu: "Guardem a hipocrisia para vocês".

O Presidente russo, Vladimir Putin, instruiu esta quinta-feira o seu ministro da Defesa, Sergei Shoigu, a ordenar um cessar-fogo entre as 12 horas desta sexta-feira até às 24 horas de 7 de janeiro. De acordo com o Kremlin, as tropas russas têm de suspender os ataques durante 36 horas devido ao Natal ortodoxo, que é celebrado em ambos os países envolvidos no conflito no dia 7 de janeiro.

O anúncio acontece horas depois de o chefe da Igreja Ortodoxa da Rússia, o patriarca Kirill, ter apelado a um cessar-fogo na guerra. “Tendo em conta o apelo de Sua Santidade o Patriarca Kirill, encarrego o ministro da Defesa da Federação Russa de introduzir um regime de cessar-fogo ao longo de toda a linha de contacto das partes na Ucrânia, das 12 horas do dia 6 de janeiro de 2023 às 24 horas do dia 7 de janeiro de 2023″, afirmou o chefe de Estado da Federação Russa.

Putin pediu ainda a Kiev para também declarar tréguas durante esse período, visto que “um grande número de cidadãos ortodoxos vive nas áreas de hostilidades”. “Apelamos ao lado ucraniano para que declare um cessar-fogo e lhes permita assistir às cerimónias na véspera de Natal, bem como no dia de Natal“, declarou.

Entretanto, a Ucrânia já reagiu à declaração de Vladimir Putin através do conselheiro de Volodymyr Zelensky. “A Ucrânia não ataca território estrangeiro e não mata civis, como a Federação Russa faz. A Ucrânia destrói apenas os membros do exército invasor no seu território”, sublinhou Mykhailo Podolyak, numa publicação no Twitter.

O conselheiro do Presidente ucraniano acusou Moscovo de hipocrisia, afirmando que “as tropas russas têm de sair dos territórios ocupados”. Só aí poderá haver um “trégua temporária”, frisou.

Já o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, questionado sobre o anúncio de cessar-fogo russo e a proposta para que a Ucrânia também determine tréguas, respondeu que acha que Putin está a “tentar encontrar algum oxigénio” no conflito.

(Notícia atualizada pela última vez às 17h34, com as declarações de Joe Biden)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Putin ordena cessar-fogo na Ucrânia durante 36 horas para celebrar Natal ortodoxo. “Guardem a hipocrisia”, responde Kiev

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião