Resultados da REN em queda (sem extraordinários). Lucra 100 milhões

  • Rita Atalaia
  • 30 Março 2017

A REN fechou o último ano com lucros de 100 milhões de euros. Uma quebra que traduz a ausência de extraordinários, como no ano anterior, mas também a pesada fatura da CESE. O dividendo mantém-se.

Os resultados da REN recuaram, mas continuaram positivos no final do ano passado. Passaram de 116 milhões de euros para 100 milhões de euros, reflexo da ausência de ganhos extraordinários. Mas também traduz o forte impacto da contribuição extraordinária do setor energético. O dividendo é de 17,1 cêntimos.

O resultado líquido atingiu 100,2 milhões de euros menos 13,7% do que no ano anterior. Excluindo os itens extraordinários, o resultado líquido recorrente subiu 6,8% para 126,1 milhões de euros”, diz a empresa liderada por Rodrigo Costa em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

“O resultado líquido menor em 2016 explica-se pelos seguintes eventos não recorrentes ocorridos em 2015: a mais-valia da venda da participação da REN na Enagás) e uma recuperação extraordinária de impostos (+9,9 milhões de euros). Também em 2016 os resultados foram penalizados pelo pagamento da contribuição extraordinária do setor energético (25,9 milhões em 2016)“, acrescenta.

Tal como os lucros, também o EBITDA se ressentiu da venda da participação da REN na Enagás. Encolheu em 2,8%, já o RAB médio, ou seja, a remuneração da base dos ativos regulados, registou uma quebra de 1,4%, passando de 3.585 para 3.537 milhões de euros em 2016. Houve uma quebra nos ativos do gás que foi, contudo, atenuada pela subida da remuneração da base de ativos da eletricidade.

Apesar da quebra nas contas, a empresa liderada por Rodrigo Costa vai manter a remuneração aos acionistas. “Na próxima assembleia geral de acionistas, o conselho administrativo irá propor o pagamento de um dividendo de 17,1 cêntimos por ação, à semelhança do ano anterior e de acordo com a política de dividendos definida”, nota. Este dividendo oferece uma rentabilidade de 6% à cotação atual da REN de 2,816 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Resultados da REN em queda (sem extraordinários). Lucra 100 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião