Mulher de ex-secretário de Estado substitui mulher de Medina na TAP

Manuela Vasconcelos Simões, companheira de João Tiago Silveira, ex-secretário de Estado da Justiça e da Presidência no Governo de José Sócrates, é a nova directora jurírica da TAP.

Manuela Vasconcelos Simões, companheira de João Tiago Silveira, é a nova diretora jurídica da TAP, ocupando o cargo que Stéphanie Silva, mulher de Fernando Medina, atual ministro das Finanças, assumiu até março do ano passado. Uma informação avançada esta sexta-feira por Rui Calafate, em comentário na CNN Portugal e confirmada pelo ECO.

Em março, Stéphanie Silva anunciou na rede social Linkedin que deixava o cargo de diretora jurídica da companhia aérea no dia em que o marido, Fernando Medina, tomou posse como ministro das Finanças.

Manuela Vasconcelos Simões era, até final do ano passado, Head of Legal & Compliance da Seguradora Tranquilidade, desde julho de 2015. Anteriormente, foi Head of Legal & Compliance na divisão portuguesa do Deustche Bank AG. Na seguradora, integrava o Comité de Gestão Executivo como General Counsel.

João Tiago Silveira é advogado e sócio da Morais Leitão desde 2017. Coordena o departamento de direito público, urbanismo e ambiente. Este é o escritório que, aliás, tratou da polémica indemnização de 500 mil euros de Alexandra Reis, na altura da saída da TAP.

João Tiago Silveira — que chegou a ser porta-voz do PS no tempo de José Sócrates — desempenhou vários cargos públicos entre os quais os de secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, secretário de Estado da Justiça (era o socialista Alberto Costa ministro da Justiça) e diretor do gabinete de Política e Planeamento do Ministério da Justiça. Foi ainda membro do Conselho Superior do Ministério Público e adjunto do ministro da Presidência, do ministro dos Assuntos Parlamentares e do Ministro da Justiça. Tudo em governos socialistas.

Foi igualmente membro da Comissão Técnica para a Preparação do Programa para a Qualidade e Eficiência dos Atos Normativos do Governo, coordenador do Grupo de Trabalho para a Avaliação e Execução das medidas necessárias à Reforma do Contencioso Administrativo e membro da Comissão Interministerial para o Estudo do Enquadramento Jurídico do Processo de Transferência de Competências para as Autarquias Locais.

O departamento jurídico da TAP tem estado no centro de decisões de gestão na TAP. Foi por este gabinete que passaram os despedimentos previstos no plano de reestruturação da empresa. Mais recentemente, o Ministério Público abriu um inquérito para averiguar a legalidade da indemnização de 500 mil euros que foi paga a Alexandra Reis, à data secretária de Estado do Tesouro, aquando a sua saída da TAP, em fevereiro de 2022. Porém, a nomeação da mulher de João Tiago Silveira aconteceu antes de ser do conhecimento público as condições de saída de Alexandra Reis da transportadora aérea.

Nos últimos dias, a ex-secretária de Estado do Tesouro esteve envolvida numa polémica que levou à sua demissão do Governo, depois do Correio da Manhã ter noticiado, no dia 24 de dezembro, que Alexandra Reis recebeu uma indemnização no valor de 500 mil euros por sair antecipadamente do cargo de administradora executiva da companhia aérea. Este mesmo episódio também resultou na demissão de Pedro Nuno Santos do cargo de ministro da Habitação e das Infraestruturas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mulher de ex-secretário de Estado substitui mulher de Medina na TAP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião