Barragem do Caia em Elvas quase cheia vai efetuar descargas, 10 anos depois

  • Lusa
  • 9 Janeiro 2023

A albufeira atingiu 97,12% da sua capacidade de armazenamento, o que corresponde a mais de 184,5 milhões de metros cúbicos (m3) de água.

A Barragem do Caia, no concelho de Elvas (Portalegre), já atingiu os 97,12% da capacidade de armazenamento de água e, esta terça-feira, vai proceder a descargas, 10 anos após a última operação. Na sua página na Internet, a Associação de Beneficiários do Caia (ABCAIA) anunciou esta segunda que estas descargas de superfície vão arrancar às 10:00 de terça-feira e comunicou a decisão às populações dos concelhos de Elvas e Campo Maior.

Graças à chuva que tem caído nos últimos tempos, a albufeira atingiu 97,12% da sua capacidade de armazenamento, o que corresponde a mais de 184,5 milhões de metros cúbicos (m3) de água, segundo informações da ABCAIA no seu site. A barragem do Caia foi construída em 1963 e tem capacidade para armazenar 190 milhões de metros cúbicos de água, abastecendo os concelhos de Elvas, Campo Maior, Arronches e Monforte, naquele distrito do Alto Alentejo.

A ABCAIA é uma organização sem fins lucrativos, tutelada pelo Ministério da Agricultura, tendo a seu cargo a gestão, exploração e conservação do Aproveitamento Hidroagrícola do Caia. Contactado pela agência Lusa, Luís Rodrigues, da ABCAIA, explicou que a associação vai proceder a “pequenas descargas compostas de superfície” para “controlar” o volume da barragem.

O responsável explicou que os residentes ou os agricultores que vivem e trabalham nas margens do rio Caia foram “avisados há 12 dias” de que esta operação iria ocorrer esta terça-feira. Luís Rodrigues recordou ainda que a última descarga efetuada na Barragem do Caia ocorreu há quase 10 anos, em fevereiro de 2013.

“Antes [de 2013], era mais frequente efetuar descargas, tanto de superfície, como de fundo”, acrescentou. Depois de ser descarregada e libertada desta albufeira, a água vai seguir o seu trajeto pelo rio Caia, entrando a seguir no curso do rio Guadiana, após o que culminará na Barragem do Alqueva.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Barragem do Caia em Elvas quase cheia vai efetuar descargas, 10 anos depois

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião