PS quer limitar poder dos bancos na renegociação dos créditos à habitação

  • ECO
  • 10 Janeiro 2023

Em causa está o fim de várias comissões cobradas pelos bancos em mudanças na titularidade das contas, bem como a eliminação dos custos com a avaliação de imóveis perante uma avaliação válida.

Os socialistas entregaram um projeto-lei no Parlamento que visa impedir os bancos de travarem ou penalizarem os processos de renegociação de crédito à habitação das famílias feitos no âmbito das novas regras, avança o Público (acesso condicionado).

Em causa está o fim de várias comissões cobradas pelas instituições financeiras em mudanças na titularidade das contas — nomeadamente as cobradas em processos de habilitação de herdeiros por morte de titulares, sempre que os ativos da conta sejam inferiores a 50 mil euros, quando o habilitado for o herdeiro legitimário do titular ou em contas de serviços mínimos –, bem como a eliminação dos custos com a avaliação de imóveis no crédito à habitação, quando está em causa uma avaliação considerada válida.

“Considera-se pertinente reforçar os instrumentos legais tendentes à boa aplicação dos novos mecanismos ao dispor dos mutuários”, justifica o grupo parlamentar socialista no projeto-lei no documento que tem aprovação garantida, dada a maioria absoluta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PS quer limitar poder dos bancos na renegociação dos créditos à habitação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião