5 coisas que vão marcar o dia

  • Joana Abrantes Gomes
  • 18 Janeiro 2023

Em dia de ronda negocial entre o ministro João Costa e os sindicatos de professores, o INE divulga dados da síntese económica de conjuntura. Em Estrasburgo, será eleito o novo vice-presidente do PE.

A atualidade continua a ser marcada pelas greves dos professores, mas esta quarta-feira com uma reunião entre o ministério tutelado por João Costa e os vários sindicatos do setor. Neste mesmo dia, o INE dá conta da evolução da atividade económica no último mês de 2022, enquanto o IGCP realiza um leilão duplo de Bilhetes do Tesouro. A nível europeu, o foco estará em Estrasburgo, onde os eurodeputados irão eleger um novo vice-presidente do Parlamento Europeu, destacando-se ainda a divulgação pelo Eurostat dos dados definitivos da inflação de dezembro na Zona Euro.

Reunião do Ministério da Educação com sindicatos

O Ministério da Educação convocou para esta quarta-feira uma reunião com os sindicatos do setor para discutir a revisão do regime de recrutamento e mobilidade dos professores. Trata-se da terceira ronda de um processo negocial iniciado em setembro, que acontece numa altura em que se somam paralisações do novo sindicato STOP, bem como dos sindicatos mais tradicionais, como a Fenprof. O ministério tutelado por João Costa já fez saber que vai levar para a mesa das negociações uma proposta no sentido de garantir a vinculação dos professores ao fim de três anos de serviço a contrato, mas a Fenprof de Mário Nogueira respondeu que o Governo está a apresentar medidas que já existem. Entretanto, a greve prossegue agora no distrito de Beja.

Parlamento Europeu escolhe novo vice-presidente

Na sequência da cessação do mandato de Eva Kaili, ex-eurodeputada grega socialista que se encontra detida no âmbito do caso “Qatargate”, os eurodeputados vão eleger um novo vice-presidente do Parlamento Europeu. Há dois candidatos na corrida: Mark Angel, eurodeputado luxemburguês do grupo dos Socialistas e Democratas (S&D), e Gwendoline Delbos-Corfield, parlamentar francesa dos Verdes.

Como evoluiu a atividade económica em dezembro?

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga a Síntese Económica de Conjuntura relativa ao último mês de 2022. Os últimos dados do gabinete estatístico revelaram que a atividade económica em Portugal abrandou em outubro, registando o nível mais baixo desde março de 2021. No entanto, verificou-se uma aceleração da atividade no setor da construção.

… E a inflação na Zona Euro?

Também esta quarta-feira, o Eurostat publica os dados definitivos da inflação da Zona Euro em dezembro. A estimativa rápida do gabinete estatístico europeu apontava para um abrandamento da inflação para 9,2% em dezembro nos países da moeda única. A confirmarem-se as perspetivas do Eurostat, Portugal terá sido o sexto país da Zona Euro com o maior abrandamento da taxa de inflação homóloga em dezembro.

IGCP realiza leilão duplo de BT

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) realiza, pelas 10h30, um leilão duplo de Bilhetes do Tesouro a seis e a 12 meses, com maturidades em 21 de julho de 2023 e 19 de janeiro de 2024 e num montante indicativo global entre 1.250 milhões de euros e 1.500 milhões de euros. A instituição prevê financiar-se em até 4.000 milhões de euros através de leilões de dívida de curto prazo durante o primeiro trimestre deste ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião