Lufthansa apresenta oferta para entrar no capital da italiana ITA

  • Lusa
  • 18 Janeiro 2023

A Lufthansa quer uma participação de 40% na ITA, avaliada em cerca de 300 milhões de euros, de acordo com os media italianos.

O grupo aéreo alemão Lufthansa indicou esta quarta-feira que apresentou ao Governo italiano uma proposta para entrar no capital da companhia ITA Airways, com uma participação minoritária, numa primeira fase. “O primeiro passo é adquirir uma participação minoritária e acordar opções de compra das partes remanescentes em data posterior”, afirmou o grupo em comunicado, após meses de negociações com Roma.

O grupo alemão não precisou a participação que pretende ter na companhia pública italiana, que nasceu em 2021 após a extinção da Alitalia. O Governo está a tentar vendê-la há um ano. Segundo a imprensa italiana, a Lufthansa quer uma participação de 40%, avaliada em cerca de 300 milhões de euros.

Pouco antes da divulgação do comunicado da Lufthansa, a Air France-KLM, membro de um consórcio escolhido pelo anterior Governo italiano para negociações sobre a privatização da ITA, tinha anunciado que desistiu de apresentar uma oferta, deixando o grupo alemão sozinho no processo.

Com a aquisição de uma participação minoritária na ITA, a Lufthansa deverá assumir o controlo da sucessora da Alitalia, embora o Estado italiano mantenha o direito de escrutínio das decisões estratégicas. A Lufthansa teve já duas tentativas fracassadas de entrar no capital da Alitalia em 2009 e 2019.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lufthansa apresenta oferta para entrar no capital da italiana ITA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião