TAP pagou indemnização de 1,2 milhões a outra antiga administradora
Teresa Lopes, ex-administradora financeira, fechou acordo para sair da companhia em 2017, quando a TAP já tinha o Estado como maior acionista e era gerida por Antonoaldo Neves e Miguel Frasquilho.
Teresa Lopes, que chegou à administração da TAP durante a gestão de Fernando Pinto, saiu da companhia aérea com uma indemnização de cerca de 1,2 milhões de euros, já depois do regresso do Estado à posição de maior acionista, segundo avança a CNN Portugal.
Atualmente com 60 anos, Teresa Lopes foi diretora-geral de Finanças da companhia durante cerca de 15 anos, passando a administradora financeira em dezembro de 2014, com o antigo presidente executivo Fernando Pinto, ocupando o cargo durante cerca de um ano.
Sairia já depois da privatização, aprovada no final de 2015, que colocou 61% do capital nas mãos de David Neeleman e Humberto Pedrosa — e levou à escolha de uma nova equipa de gestão. Antonoaldo Neves passou a ser o CEO. Miguel Frasquilho foi indicado pelo Estado para presidente do conselho de administração.
Segundo a CNN Portugal, o acordo para a indemnização de cerca de 1,2 milhões de euros foi fechado em 2017, numa altura em que o Governo de António Costa já revertera parcialmente a privatização, passando a deter 50% do capital. Teresa Lopes manteve-se na companhia até março de 2020, na fase final já como consultora. O valor pago é muito superior ao de Alexandra Reis, o caso que motivou polémica nas últimas semanas, mas enquanto a antiga secretária de Estado do Tesouro esteve cinco anos na companhia aérea, Teresa Lopes esteve mais de 30 anos na TAP.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
TAP pagou indemnização de 1,2 milhões a outra antiga administradora
{{ noCommentsLabel }}