“TAP criou condições para a Iberia entrar na privatização”, diz Costa Silva

“A conectividade com o hub aeroportuário de Barajas iria potenciar o turismo e a economia do país", defende o ministro da Economia, em entrevista a um jornal espanhol.

O ministro da Economia admite que o IAG, o grupo que detém a Iberia, é uma das opções de topo para a privatização da TAP. Em entrevista ao El Economista (acesso livre, conteúdo em espanhol), António Costa Silva defende que a companhia aérea portuguesa está “saudável” e “criou condições para a Iberia entrar na privatização”.

As ligações da Iberia com os três aeroportos continentais do país (Lisboa, Porto e Faro), bem como com a Madeira, são um dos pontos a favor da companhia, face a opções como a Lufthansa ou a Air France-KLM. “A conectividade com o hub aeroportuário de Barajas iria potenciar o turismo e a economia do país — e não só a TAP como também a Ibéria têm aqui um papel importante”, reitera Costa Silva.

O governante reforça a importância desta ligação, salientando que é necessário “lidar com a conectividade aérea porque há estudos que revelam que a falta dela condiciona a nossa economia face ao resto da Europa, visto que somos um país periférico”. A conectividade ferroviária também está a avançar, nomeadamente entre Porto e Vigo, mas Costa Silva adianta que estão a “estudar outras ligações”.

Na entrevista ao jornal espanhol, o ministro da Economia falou também sobre os vistos gold, apontando que o Executivo está a analisar a continuidade desta medida, que quer “redirecionar para aquisição de casa no interior do país”. Costa Silva assegura ainda que o Governo vai “continuar a trabalhar em reformas que atraiam mais capitais estrangeiros para o país”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“TAP criou condições para a Iberia entrar na privatização”, diz Costa Silva

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião