Rússia avisa que envio de tanques Leopard 2 vai afetar relações com Alemanha

  • Lusa e ECO
  • 24 Janeiro 2023

O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, diz que o fornecimento de tanques deixará "uma marca indelével". Entretanto, a Polónia já pediu autorização para o envio dos tanques a Kiev.

A entrega a Kiev dos carros de combate Leopard vai afetar as relações russo-alemãs, avisou esta terça-feira a presidência russa (Kremlin), depois de a Polónia ter formalizado um pedido à Alemanha para enviar os veículos. O envio dos carros de combate, de fabrico alemão, não augura “nada de bom” para a relação entre os dois países, avisou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, referindo que o ato deixará “uma marca indelével”.

As relações entre a Rússia e a Alemanha já estão num ponto muito baixo e não há diálogo substantivo com a Alemanha ou com outros países da NATO [Organização do Tratado do Atlântico Norte], lembrou o porta-voz da presidência russa.

Esta terça-feira, o ministro da Defesa da Polónia anunciou que o Governo pediu formalmente autorização à Alemanha para enviar os Leopard para a Ucrânia, confirmando a intenção avançada na segunda-feira. “A Alemanha já recebeu o pedido para autorizar a transferência dos tanques ‘Leopard 2’ para a Ucrânia”, disse o ministro polaco, Mariusz Blaszczak, numa mensagem hoje publicada na rede social Twitter, na qual apela a Berlim para se juntar à “coligação de países que apoiam a Ucrânia com os Leopard 2”.

Segundo o ministro alemão da Defesa, Boris Pistorius, o Governo de Berlim espera resolver “nos próximos dias” as suas dúvidas sobre o envio dos ‘Leopard 2’ para a Ucrânia, referindo que o primeiro passo é preparar um inventário dos carros de combate atualmente disponíveis.

A Alemanha tem estado sob crescente pressão para ceder os seus ‘Leopard’ à Ucrânia e, no domingo, a ministra dos Negócios Estrangeiros, Annalena Baerbock, disse que o país estava pronto para entregar os carros de combate, apesar do chanceler alemão ter mostrado relutância em comentar o assunto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rússia avisa que envio de tanques Leopard 2 vai afetar relações com Alemanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião