5 coisas que precisa de saber antes de abrirem os mercados
Curioso para saber quais são as apostas da JP Morgan & Chase para o futuro? O CEO do banco vai dirigir-se esta terça-feira aos acionistas, mas já tem um leitor certo: Warren Buffet.
Os investidores norte-americanos continuam a aguardar pormenores sobre a reforma fiscal que a atual Administração quer implementar. Mas para já é o défice comercial que está na mira de Trump: o Presidente dos EUA vai encontrar-se com o parceiro económico que mais prejudica o saldo comercial norte-americano, a China. Ainda nos Estados Unidos, o responsável pela fiscalização dos bancos vai sair da Fed e o American Petroleum Institute divulga o boletim com os inventários de barris de petróleo.
Como vai a produção de petróleo nos EUA?
É divulgado esta terça-feira o relatório com os inventários de barris de petróleo produzidos nos Estados Unidos. O American Petroleum Institute vai revelar o boletim semanal numa altura em que a produção norte-americana está a acelerar. Segundo dados reportados pela Baker Hughes, prestadora de serviços para o setor petrolífero norte-americana, aumentou a contagem de plataformas em atividade nos EUA. O número de plataformas de petróleo a produzir cresceu pela 11ª semana consecutiva, o que corresponde ao ciclo de subidas mas dilatado desde o ano de 2011. Esta aceleração acontece depois de o petróleo ter ultrapassado a linha dos 50 dólares, fruto do acordo da OPEP.
Membro da Fed vai sair, mas antes fala
É a última aparição pública de Daniel Tarullo antes de abandonar o conselho de governadores da Reserva Federal. Desde 2009, a convite do ex-Presidente dos EUA Barack Obama, que Tarullo é responsável pela supervisão dos bancos de Wall Street, tendo estado envolvido na reforma da lei Dodd-Frank que apertou a regulação dos bancos depois da crise financeira de 2008. O ex-professor de direito sai esta terça-feira da Fed, mas antes vai falar na Universidade de Princeton, no estado de Nova Jérsia. De referir que Donald Trump quer desregular o sistema financeiro, tendo em vista a revisão da lei Dodd-Frank.
Balança comercial norte-americana em fevereiro
Na semana em que Donald Trump se vai reunir com o Presidente chinês, Xi Jinping, vão ser revelados os dados da balança comercial de fevereiro. Esta terça-feira vão sair as estatísticas das exportações e das importações norte-americanas, o que vai permitir analisar a tendência no primeiro mês completo em que Trump liderou a Casa Branca. A atual Administração tem como uma das suas prioridades no âmbito económico resolver este problema. Em janeiro, os Estados Unidos registaram um défice comercial de bens e serviços de 48,5 mil milhões de dólares. A China representa 30,2 mil milhões de dólares do total.
Carta anual da JP Morgan, a favorita de Warren Buffet
O banco de investimento norte-americano JP Morgan Chase & Co é a instituição financeira líder no mundo. O presidente executivo da empresa vai dirigir-se esta terça-feira aos acionista numa carta que, segundo a agência financeira Bloomberg, é uma das favoritas de Warren Buffet, um dos gurus norte-americanos dos mercados financeiros e uma das pessoas mais ricas do mundo. Esta carta não é só interna: as palavras de Jamie Dimon vão fazer também um retrato da evolução dos mercados na ótica de um dos gestores mais dinheiro gere no mundo.
Banco central australiano reúne
A Austrália continua com uma taxa de juro em recorde mínimo. O Reserve Bank of Australia vai reunir-se esta terça-feira para decidir se, pela quinta reunião consecutiva, vai continuar a deixar inalterada a taxa de juro de 1,5%. Esta é a primeira decisão deste ano, mas os economistas contactados pela Bloomberg preveem que nada se altere. O que poderá dar algumas pistas sobre a política monetária futura é a declaração do governador, Philip Lowe. Dados os aumentos da Fed e a pressão da inflação na zona euro, também os australianos podem vir a ser forçados a aumentar a taxa de juro num futuro próximo.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que precisa de saber antes de abrirem os mercados
{{ noCommentsLabel }}