Tesla já vale mais do que a Ford… na bolsa

O valor de mercado da fabricante superou o da Ford em 2,7 mil milhões de dólares, depois de apresentar bons resultados trimestrais. Mas a Ford ainda é superior em muitas das métricas.

O valor de mercado da Tesla ultrapassou o da Ford. Atingiu os 47,8 mil milhões de dólares, ou 44,8 mil milhões de euros. As ações dispararam em bolsa nesta sessão: mais de 5,7%, com os títulos muito próximos dos 292,6 dólares cada. Segundo a Bloomberg, a valorização acontece um dia depois e a empresa apresentar que fechou o primeiro trimestre deste ano com mais de 25.000 automóveis vendidos, um número acima das estimativas dos analistas.

A capitalização bolsista da Tesla fica, assim, cerca de 2,7 mil milhões de dólares (2,5 mil milhões de euros) acima do valor de mercado da concorrente Ford, liderada pelo norte-americano Mark Fields. A Bloomberg explica ainda que esta é só uma de muitas métricas para calcular o que vale uma empresa. No entanto, salienta também que é uma das mais importantes para os investidores. É o espelho de quanto é que estes estão dispostos a pagar pelas ações em bolsa, indica a agência.

Embora as vendas da Ford superem em muito as da Tesla, os investidores acreditam que Elon Musk vai conseguir levar a empresa a níveis de crescimento ambiciosos, antes mesmo de o automóvel Model 3 chegar ao mercado. Trata-se de um modelo elétrico mais acessível e dirigido ao um público mais abrangente, o que se espera que seja um motor para o crescimento da marca.

Ainda assim, para se ter uma ideia, enquanto a Ford vendeu 6,7 milhões de automóveis em 2016, a Tesla entregou apenas… 80.000 veículos. Enquanto a primeira lucrou 26 mil milhões em 2016, a segunda perdeu 2,3 mil milhões. E enquanto a empresa de Mark Fields gerou 151,8 mil milhões em receitas, a de Elon Musk faturou apenas sete mil milhões.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tesla já vale mais do que a Ford… na bolsa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião