Secretário de Estado norte-americano adia viagem a Pequim devido a balão chinês

  • Lusa
  • 3 Fevereiro 2023

O chefe da diplomacia norte-americano, Antony Blinken adiou a visita à China depois de um balão chinês estar a sobrevoar locais sensíveis dos EUA.

Os Estados Unidos adiaram uma visita à China do seu chefe da diplomacia, Antony Blinken, devido à deteção de um balão chinês a sobrevoar locais sensíveis no país, noticiou esta sexta-feira a agência norte-americana Associated Press (AP).

Blinken deveria visitar Pequim no domingo e na segunda-feira, e tinha na agenda um encontro com o Presidente chinês, Xi Jinping. “O secretário de Estado [Antony Blinken] tomou boa nota das justificações apresentadas pela China, mas declarou que se tratou um ato irresponsável e uma clara violação da soberania dos Estados Unidos que mina o objetivo da viagem”, segundo um comunicado do porta-voz do Departamento de Estado norte-americano.

Na conversa telefónica que Antony Blinken manteve com o ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi, o responsável norte-americano explicou-lhe ainda que, devido a este incidente, “não seria oportuno deslocar-se a Pequim, neste momento”, mas insistiu que os Estados Unidos desejam “manter os canais de comunicação abertos” com Pequim e que poderá visitar o país assim que “as condições o permitirem”.

A China disse tratar-se de um balão de pesquisa meteorológica que se desviou da rota, mas os Estados Unidos tinham considerado que era um balão espião que estava a sobrevoar uma zona onde estão situadas instalações militares.

Pequim afirmou “lamentar” tal intrusão “involuntária”, precisando tratar-se de uma “aeronave civil, utilizada para fins de investigação, principalmente meteorológicos” e que se teria afastado muito da rota definida devido a ventos fortes e por ter capacidades limitadas de condução, como indicou o porta-voz do MNE chinês num comunicado.

A AP, que cita um funcionário norte-americano, disse que o adiamento da viagem de Blinken se destina a dar tempo para a Administração do Presidente Joe Biden avaliar a resposta a dar a Pequim.

(notícia atualizada às 21h12)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Secretário de Estado norte-americano adia viagem a Pequim devido a balão chinês

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião