Consórcio europeu recebe ok de Bruxelas para competir com Google e Meta

Deutsche Telekom, Orange, Telefónica e Vodafone tiveram aprovação da Comissão Europeia para criarem uma "joint venture" e competir no mercado da publicidade digital, dominado por Google e Meta.

A alemã Deutsche Telekom é uma das operadoras envolvidas neste projetoMika Baumeister via Unsplash

A Comissão Europeia anunciou ter aprovado a criação de um consórcio internacional de grandes operadoras de telecomunicações para concorrer com a Meta e a Google no mercado da publicidade digital. As quatro empresas envolvidas são a Deutsche Telekom, Orange, Telefónica e Vodafone.

“O consórcio vai fornecer uma plataforma para apoiar as marcas e as atividades de marketing digital e publicidade dos publishers“, explica a Comissão Europeia num comunicado. Através desta joint venture, estas empresas esperam ter escala suficiente para conquistar quota de mercado na publicidade digital, recorrendo a um mecanismo semelhante ao que é usado pelas grandes tecnológicas, que são, sobretudo, norte-americanas.

“Sujeito ao consentimento dos utilizadores, o consórcio vai gerar um código único a partir da assinatura de rede móvel ou fixa do utilizador. Esse código vai permitir às marcas e publishers reconhecer os utilizadores nos seus websites e aplicações com base num pseudónimo, agrupá-los em diferentes categorias e segmentar o seu conteúdo a grupos de utilizadores específicos”, descreve Bruxelas na mesma nota.

A análise levada a cabo pelas autoridades europeias concluiu que a associação entre as quatro empresas europeias de telecomunicações “não levanta preocupações de concorrência” no espaço económico europeu, pelo que a transação foi aprovada sem condições. Segundo a Comissão, os países em que o consórcio vai operar são França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido.

“Com base na investigação ao mercado, a Comissão concluiu que a transação, tal como notificada, não reduzirá significativamente a concorrência” nesses países. A operação tinha sido comunicada a 6 de janeiro de 2023.

(Notícia atualizada pela última vez as 16h48)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Consórcio europeu recebe ok de Bruxelas para competir com Google e Meta

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião