Exclusivo Dono do Pingo Doce aumenta até 13% salário de entrada

Medida abrange um total de cerca de 26 mil trabalhadores em Portugal, num investimento total de 25 milhões de euros.

A Jerónimo Martins aumentou entre 7% a 13% o salário de entrada em Portugal na rede Pingo Doce, Recheio, Jerónimo Martins Agro-Alimentar, Jeronymo e Hussel, abrangendo um total de cerca de 26 mil trabalhadores. A atualização salarial representa um investimento de cerca de 25 milhões de euros, revela fonte oficial do retalhista alimentar à ECO Pessoas. Depois do Lidl e da Mercadona, o grupo é o mais recente retalhista alimentar a anunciar a sua política de atualização salarial para 2023.

“No início de 2023 o Grupo Jerónimo Martins assegurou aumentos dos salários de entrada nas insígnias em Portugal (Pingo Doce, Recheio, Jerónimo Martins Agro-Alimentar, Jeronymo e Hussel) entre 7% e 13% acima dos de 2022. É importante salientar que na maioria das nossas companhias em Portugal (bem como nas outras duas geografias onde operamos), as políticas retributivas contemplam aumentos salariais logo após um ano de antiguidade, como forma de promover a retenção e reconhecer uma maior autonomia dos nossos colaboradores no desempenho das suas funções”, adianta fonte oficial.

“Estes aumentos em Portugal representaram um investimento de aproximadamente 25 milhões de euros e abrangeram cerca de 26 mil colaboradores”, refere ainda. Em 2022, o grupo dono do Pingo Doce tinha aumentado entre 7% e 25% os salários de entrada dos colaboradores do grupo dono do Pingo Doce e do Recheio, num investimento de 22 milhões de euros.

E para mitigar o impacto da inflação atribuiu ainda em dezembro um bónus até 350 euros, num montante total de apoio de oito milhões de euros.

“A valorização do mérito é também fomentada pela nossa estratégia de reconhecimento. Os prémios que atribuímos aos colaboradores das operações podem acrescentar mais de 100% à remuneração base mensal nos níveis de entrada”, continua o retalhista. Dando como exemplo, o prémio de 550 euros atribuído em abril do ano passado a 21 mil colaboradores das operações em Portugal, num investimento superior a 11 milhões de euros.

“Todos os anos efetuamos um elevado investimento em programas de apoio direto aos colaboradores e às suas famílias em situações de vulnerabilidade, que sabemos assumirem uma importância acrescida nesses momentos. Em 2022 investimos 4,7 milhões de euros nestes programas em Portugal, direcionados para três eixos essenciais: Saúde, Educação e Bem-estar familiar”, acrescenta a companhia.

Aumentos no retalho

O retalhista alimentar junta-se assim ao Lidl – que anunciou em outubro aumentos de 10% no salário de entrada, para 820 euros brutos, num total de 8,5 milhões de euros em investimento na folha salarial para 2023 – e à Mercadona – que anunciou uma subida do salário de entrada em 11% e uma atualização salarial de acordo com a inflação de dezembro. Ambos revelaram a sua política de atualização salarial para 2023, ano em que se antecipa que a inflação – que no ano passado encolheu em 4% o salário médio em Portugal – volte a ter impacto nos rendimentos nos trabalhadores.

No setor do retalho, a Ikea também já tinha anunciado em dezembro uma subida do salário de entrada de 750 para 1.000 euros brutos mensais (14.000 euros anuais).

Mas os aumentos salariais têm sido anunciados um pouco por todos os setores. Nos seguros, a Zurich decidiu subir entre 7% a 15% os salários base dos mais de 500 trabalhadores em Portugal, tendo ainda reforçado em 11,65% o subsídio de refeição e em 10,2% o de apoio ao trabalho híbrido. Já a Medway, operador logístico de transporte de mercadorias, vai aumentar os 504 trabalhadores em média 7,8%.

No setor da construção, a Garcia Garcia, por sua vez, anunciou o aumento para 800 euros do salário de entrada, valor 85 euros acima dos 760 euros do Salário Mínimo Nacional fixado pelo Governo para este ano. Os salários inferiores a 1.350 euros terão também um “aumento mínimo de 85 euros”.

Na banca, o BPI atualizou os salários em 4% sobre a retribuição base mensal e, posteriormente, o novobanco aprovou também um aumento salarial de 4%.

(Notícia atualizada às 16h50)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dono do Pingo Doce aumenta até 13% salário de entrada

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião