5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Oportunidade para os acionistas da EDP Renováveis abordarem a OPA da EDP na assembleia geral. E isto no dia em que o BCE liberta as atas da última reunião onde decidiu manter os juros.

Hoje é dia de assembleias gerais. Os acionistas da EDP Renováveis reúnem-se em Espanha para aprovarem as contas, mas terão uma oportunidade para discutirem a Oferta Pública de Aquisição (OPA) lançada pela casa mãe. Em Lisboa, serão os acionistas da Jerónimo Martins a encontrarem-se para votar o dividendo proposta pela administração. Lá fora, serão conhecidos os novos valores das reservas de crude norte-americano, enquanto o Banco Central Europeu (BCE) divulga as atas da última reunião de política monetária.

Acionistas da EDP Renováveis discutem contas (e a OPA)

lucros de 56 milhões de euros para aprovar. E um dividendo de cinco cêntimos também. Ainda assim, os acionistas da EDP Renováveis têm um assunto mais quente em cima da mesa quando se reunirem na assembleia geral da empresa. A casa-mãe EDP lançou uma OPA para adquirir os 22,5% que não detém na sua subsidiária. Paga 6,80 euros por cada ação, mas o preço tem sido contestado por todos no mercado, incluindo analistas.

Jerónimo Martins aprova dividendo

Também a Jerónimo Martins reúne os seus acionistas em assembleia geral. Como principal ponto da ordem de trabalhos vai estar o dividendo de 0,605 euros que a administração da dona do Pingo Doce propôs distribuir, depois de ter alcançado lucros de 593 milhões de euros em 2016.

Um retrato à banca portuguesa

O Banco de Portugal publica esta quinta-feira o último retrato à banca portuguesa. Os dados do Sistema Bancário Português são relativos ao final do ano. Apresentam uma informação geral sobre a evolução do sistema bancário português com base em indicadores da estrutura do balanço, qualidade dos ativos, liquidez e financiamento, rendibilidade, solvabilidade e alavancagem, bem como informação de enquadramento macroeconómico.

BCE publica atas, Draghi fala de política monetária

O BCE publica as minutas da última reunião de política monetária do Conselho de Governadores, realizada a 8 e 9 de março. Nessa reunião, o banco central decidiu deixar inalterada a taxa de juro diretora na Zona Euro. Mas as atenções estarão viradas para Mario Draghi, que fala em Frankfurt, na Alemanha, num debate sobre as eventuais necessidades de ajustamento da política monetária atual. Isto depois de ter sido conhecido um estudo de 25 economistas alemães que criticam as decisões de Draghi.

EUA divulgam reservas de petróleo

O departamento de energia norte-americano vai revelar os valores dos inventários de petróleo. O anúncio será feito pelo American Petroleum Institute, que deverá revelar uma quebra de 1,8 milhões de barris na última semana. Esta expectativa dos investidores está a levar o petróleo a valorizar mais de 1%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião