Alemães alertam para riscos da política do BCE

  • Lusa
  • 5 Abril 2017

Um grupo de 25 economistas alemães diz que a política seguida por Mario Draghi é perigosa para o setor financeiro. E quanto mais tempo durarem os juros baixos, mais difícil será acabar com eles.

A política de juros nulos do Banco Central Europeu (BCE) é criticada num relatório do conselho de assessores do ministério da Economia alemão, composto por 25 economistas, que alerta para os perigos da mesma.

Os juros nulos, ou próximos de zero, explicam os economistas alemães, reduzem radicalmente as possibilidades de ganhos das instituições financeiras, o que é especialmente grave se se tem em conta a crise que atravessou o setor bancário.

O relatório foi apresentado hoje pelo presidente do conselho de assessores do ministério da Economia alemão, Hans Gersbach, e pelo diretor, Martin Hellwig, catedrático da Universidade de Bona, que coordenou a realização do documento.

“Com juros próximos de zero questionam-se os próprios fundamentos do sistema financeiro”, afirmou Hellwig.

O documento defende que quanto mais durar a política de juros nulos, maiores serão os riscos e mais difícil será pôr-lhe fim.

Segundo Hellwig, alguns problemas da atual política monetária do BCE já são evidentes, como a existência de uma ‘borbulha’ imobiliária ou o facto de que muitas pessoas, perante a possibilidade de investirem o seu dinheiro no mercado financeiro tradicional, estão a optar por duvidosas apostas de alto risco.

Em relação ao dinheiro em cash, outro dos temas do documento, os economistas referem no relatório que este “tem de continuar a ser um meio de pagamento importante”.

Em todas as partes do mundo a circulação de notas de altos montantes foi reduzida e atualmente existem propostas para restringir radicalmente a utilização de dinheiro em cash“, referem os autores do relatório.

Os economistas referem no relatório que os bancos centrais não poupariam custos com a abolição do dinheiro em cash e defendem que “a emissão de dinheiro em cash, com exceção para a moeda de um cêntimo, é benéfica para o BCE”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alemães alertam para riscos da política do BCE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião