Em cinco anos, 45 gestores públicos e autarcas foram condenados por infração financeira

  • ECO
  • 8 Março 2023

CEO e chairman demissionários da TAP arriscam também o julgamento pelo Tribunal de Contas, podendo vir a pagar multa até cerca de 18 mil euros ou devolver dinheiro ao Estado.

Nos últimos cinco anos, 45 gestores públicos e autarcas foram condenados por terem cometido infrações financeiras no exercício dos cargos, que lesaram o Estado, avança o Jornal de Notícias (acesso condicionado). Os números constam dos relatórios anuais da atividade do Ministério Público (MP), que referem ainda que, entre 2017 e 2021, houve 32 casos de gestores e de autarcas que optaram por pagar multa para evitarem a ida a julgamento, sendo extintos os respetivos processos.

A presidente executiva da TAP, Christine Ourmières-Widener, e o chairman, Manuel Beja — ambos demitidos pelo Governo na segunda-feiracorrem o mesmo risco, já que, segundo o relatório da Inspeção-Geral de Finanças (IGF), podem vir a ser julgados pelo Tribunal de Contas. Se forem condenados, arriscam pagar uma multa — que pode ir dos 2.550 euros aos 18.360 euros — ou até devolver dinheiro ao Estado, no âmbito do processo da indemnização a Alexandra Reis.

O Tribunal de Contas realizou 62 julgamentos de casos de responsabilidade financeira sancionatória, entre 2017 e 2021, tendo 45 (72,6%) terminado com condenação, sendo que o número de julgamentos tem sido crescente de julgamentos. Em 2017, foram sete, mas, em 2020 e em 2021, houve 18 e 15 julgamentos, respetivamente. No entanto, a maioria dos casos que chega ao Ministério Público tem sido arquivada por “falta de pressupostos da responsabilidade financeira”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Em cinco anos, 45 gestores públicos e autarcas foram condenados por infração financeira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião