Pressões inflacionistas nos EUA “continuam generalizadas”, avisa Fed

  • Lusa
  • 8 Março 2023

O livro bege da Reserva Federal (Fed) revelou os resultados de um inquérito junto de empresa que "esperam que a subida dos preços continue moderada durante o ano".

Os preços continuam a subir nos EUA e “as pressões inflacionistas continuam generalizadas”, indicou o banco central americano (Fed), no seu livro bege (‘Beige Book’) mais recente, divulgado esta quarta-feira.

A subida dos preços, no entanto, abrandou em várias regiões, sublinha a Fed nos resultados do inquérito, no final de janeiro e em fevereiro, feito junto das empresas do país, que revelaram que “esperam que a subida dos preços continue moderada durante o ano”.

As empresas de algumas das doze regiões do sistema Fed, segundo o inquérito, têm registado um aumento dos preços das reservas, “em particular da energia e das matérias-primas”, embora também “algum alívio” em relação aos “custos de transporte e remessa”.

Além disso, revela ainda o ‘Beige Book’, “algumas regiões observaram que as empresas tiveram mais dificuldade em refletir os aumentos dos custos nos seus consumidores”.

Assim, quanto aos preços de venda, “aumentaram moderadamente na generalidade das regiões”, desacelerando mesmo por vezes, refere o documento.

Nos Estados Unidos, a inflação voltou a subir em janeiro, para 5,4% em termos anuais, segundo o índice PCE, da Fed, que tem como objetivo voltar a situar-se em cerca de 2%.

Outra medida, o índice IPC, no qual as pensões são indexadas, desacelerou ao longo do ano, para 6,4%, acelerando no entanto ao longo de um mês pela primeira vez desde setembro.

As empresas inquiridas para o livro bege revelaram que “não esperavam ver as condições económicas melhorarem muito nos próximos meses”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pressões inflacionistas nos EUA “continuam generalizadas”, avisa Fed

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião