5 coisas que vão marcar o dia
A S&P pronuncia-se sobre o rating de Portugal e o INE confirma (ou revê) a inflação de fevereiro. Lá fora, Biden e von der Leyen encontram-se na Casa Branca.
O encontro da presidente da Comissão Europeia com Joe Biden em Washington é o grande destaque nesta sexta-feira, numa reunião que terá como pano de fundo o apoio à Ucrânia e a recente lei dos EUA contra a inflação, que prevê apoios diretos às empresas norte-americanas para investimentos sustentáveis e coloca as companhias europeias em desvantagem. Também neste dia, o INE confirma (ou revê) o valor da inflação de fevereiro e a agência de notação financeira S&P pronuncia-se sobre o rating e a perspetiva da dívida pública portugueses.
S&P pronuncia-se sobre Portugal
A Standard & Poor’s (S&P) tem agendada para esta sexta-feira uma possível revisão do rating e da perspetiva da dívida pública portuguesa. Em setembro do ano passado, a última data calendarizada para uma potencial ação, a S&P elevou o rating da dívida soberana de Portugal em um degrau, de BBB para BBB+, o que corresponde a três níveis acima de “lixo”. Quanto à perspetiva (outlook) para a evolução da qualidade da dívida, a S&P manteve-a “estável”.
Biden recebe Ursula von der Leyen em Washington
A presidente da Comissão Europeia reúne-se esta sexta-feira com o Presidente dos EUA, numa altura em que as relações transatlânticas têm sido marcadas pelo descontentamento de Bruxelas face ao plano norte-americano de subsidiar a produção local de tecnologias limpas com 370 mil milhões de dólares (cerca de 350 mil milhões de euros). Nesta reunião bilateral, Ursula von der Leyen e Joe Biden irão rever o apoio à Ucrânia, mas, segundo a Reuters, os dois líderes deverão também iniciar negociações para chegar a um acordo comercial entre os dois blocos.
Ministros do Comércio da UE debatem política comercial
No âmbito da Presidência Sueca do Conselho da União Europeia (UE), decorre uma reunião informal do Conselho dos Negócios Estrangeiros em formato de ministros dos Estados-membros da UE responsáveis pelo Comércio. Em cima da mesa estão questões de política comercial atual, bem como as relações comerciais entre Bruxelas e Washington e o apoio relacionado com o comércio à Ucrânia.
INE confirma inflação de fevereiro
O Instituto Nacional de Estatística (INE) confirma ou revê, esta sexta-feira, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) relativa ao mês de fevereiro. De acordo com a estimativa rápida do gabinete estatístico, a taxa de inflação homóloga terá diminuído para 8,2% no mês passado, face aos 8,4% de janeiro, sendo o quarto mês consecutivo de desaceleração. Esta sexta-feira, são ainda conhecidos dados sobre o emprego na construção e nos serviços.
Como evoluiu o transporte aéreo na UE em 2022?
O Eurostat divulga esta sexta-feira os dados sobre o transporte aéreo na União Europeia (UE), particularmente o número de voos comerciais, relativos ao mês de fevereiro deste ano e também ao conjunto de 2022. Ao longo de 2021, a indústria do transporte aéreo mostrou sinais de uma lenta recuperação face à quebra nos números registados durante o primeiro ano de pandemia.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}