Marcelo quer privatização da TAP fechada “no mais curto lapso de tempo possível”

O Presidente da República está otimista de que a venda do capital da companhia aérea se vai concretizar, ao contrário do que aconteceu em 2020.

O Presidente da República está confiante no sucesso da privatização da TAP e pede “alguma rapidez” ao Governo para que termine o processo, concretizando a operação que não foi possível fechar em 2020, devido à pandemia.

“É muito importante para Portugal e os portugueses que contribuíram com o seu dinheiro durante tantos anos e de facto significa o termo de um processo que verdadeiramente convém que termine com alguma rapidez”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, à margem do Congresso da Liga dos Bombeiros, em Gondomar, sobre a privatização da TAP. “Espero que o processo nesta ponta final seja relativamente rápido”, reforçou.

“Está em curso um processo de privatização que é muito importante para a TAP. Sempre achei que e o grande objetivo da recuperação era preparar para uma privatização, que esteve praticamente fechada em vésperas da pandemia e depois a pandemia matou“, lembrou Marcelo Rebelo de Sousa. Na altura, O anterior Executivo tinha quase fechada a venda à alemã Lufthansa. “Agora há novas condições. Tenho a convicção que vai haver interessados. Há já interessados”, referiu, em declarações transmitidas pelas televisões.

Penso que Infelizmente aquilo que não foi possível fechar em março de 2020, por causa da pandemia, possa ser viável fechar no mais curto lapso de tempo possível.

Marcelo Rebelo de Sousa

Presidente da República

“Não sou um otimista excessivo. Penso que Infelizmente aquilo que não foi possível fechar em março de 2020, por causa da pandemia, possa ser viável fechar no mais curto lapso de tempo possível“, insistiu.

O Ministro das Finanças reafirmou na segunda-feira passada, durante a conferência de imprensa de apresentação das conclusões do relatório da Inspeção-Geral de Trabalho sobre a saída de Alexandra Reis da TAP, que o Governo tenciona aprovar “em breve” a privatização da companhia aérea. Considerou também que o afastamento do presidente do conselho de administração e da CEO, Christine Ourmières-Widener, não iriam atrasar o processo.

O Correio da Manhã noticia hoje que a presidente executiva pretende pretenderá reclamar o pagamento dos salários e bónus a que teria direito até ao final do mandato, em 2026. “O tribunal decide”, foi a única reação do Presidente da República.

Presidente defende fiscalização do aproveitamento “especulativo” da inflação

Marcelo Rebelo de Sousa foi também questionado sobre a possibilidade de ser imposto um limite na margem dos produtos alimentares, admitida pelo Governo. “É uma questão que começou a ser debatida. Vamos ver como decorre esse debate, que porventura passa também pela Assembleia da República”, respondeu.

O Presidente da República considerou que é “importante ter noção de que não é legítimo que para além daquilo que seja a inflação provocada por custos exteriores e consequências interiores, haja quem tire proveito disso para fins especulativos. Isso tem de ser fiscalizado e controlado“. Uma preocupação que também o Governo “já afirmou e pôs no terreno”.

“A segunda questão é que nós precisamos e esperemos que haja uma recuperação do crescimento, que depende muito do que acontecer no mundo e na Europa e também por não termos uma guerra indefinida. São contributos fundamentais para um processo que está a doer muito no bolso dos portugueses”, acrescentou.

(notícia atualizada às 14h35 com declarações sobre inflação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marcelo quer privatização da TAP fechada “no mais curto lapso de tempo possível”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião