Fundos com critérios ESG chamados a gerir pensões na Suécia

  • Capital Verde
  • 13 Março 2023

Depois do escândalo do Falcon Funds, em 2017, que lesou milhares, o Gabinete da Agência Sueca de Seleção de Fundos quer começar a considerar critérios ESG para selecionar os gestores de fundos.

A Suécia chamou os gestores de ativos internacionais a ajudar a alocar 1 bilião de coroas suecas (cerca de 87 mil milhões de euros) de pensões, mas alerta que não aceitará candidaturas de empresas que não incorporem critérios ESG (ambiente, social e governança) nas suas estratégias.

De acordo com a Bloomberg, as novas condições pretendem substituir um sistema que ficou manchado por um escândalo de que lesou milhares de contribuintes suecos, em 2017, e desencadeou apelos para uma gestão mais robusta. O Falcon Funds, um fundo de ativos sediado em Malta, foi investigado pela Autoridade Sueca para o Crime Económico (SECA) após ter defraudado 22.000 de pensionistas suecos em centenas de milhões de coroas suecas.

Com estes novos critérios, apenas as empresas de investimento com objetivos ambientais, sociais e de governação na sua estratégia poderão candidatar-se, explica a agência.

A decisão surge numa altura em que os critérios ESG começam a ganhar cada vez mais peso na tomada de decisões das instituições financeiras. Com esta estratégia, a Suécia espera selecionar 150 fundos já no segundo trimestre.

“Ao contrário do sistema atual, haverá a exigência de o gestor integrar sistematicamente aspetos de sustentabilidade nas suas operações”, disse Erik Fransson, director executivo do escritório, numa entrevista.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fundos com critérios ESG chamados a gerir pensões na Suécia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião