Avião russo colide com drone dos EUA no Mar Negro

  • Lusa
  • 14 Março 2023

Comandante das forças americanas na Europa acusou dois aviões russos de manobras “inseguras e pouco profissionais”, garantindo que EUA e aliados “continuarão a operar no espaço aéreo internacional".

Um caça SU-27 da Força Aérea russa colidiu esta terça-feira com um drone dos EUA, num incidente sobre águas internacionais no Mar Negro, de acordo com as Forças Armadas norte-americanas.

Num comunicado, o comando das Forças Armadas dos EUA na Europa confirmou o incidente, precisando que ocorreu no início da manhã, quando um de dois caças russos que voavam na área atingiu uma das hélices do drone (aparelho aéreo não tripulado). A Força Aérea norte-americana acabaria por fazer cair o seu próprio drone.

O comandante das forças norte-americanas na Europa, James Hecker, acusou os dois aviões russos de terem feito uma manobra “insegura e pouco profissional”, garantindo que os EUA e os aliados “continuarão a operar no espaço aéreo internacional”.

Polónia deverá entregar caças Mig-29 a Kiev dentro de poucas semanas

O primeiro-ministro da Polónia indicou que o Governo de Varsóvia deverá entregar à Ucrânia aviões de combate polacos Mig-29, de fabrico soviético, “dentro das próximas quatro a seis semanas”. Na semana passada, o Governo polaco indicou que o envio dos aviões de guerra seria feito apenas no quadro de uma maior coligação internacional.

A Eslováquia também já declarou estar pronta para fornecer aviões Mig-29 a Kiev.

Na mesma ocasião, as autoridades de Varsóvia e de Bratislava instaram outros países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO, de que Polónia e Eslováquia são membros) a juntarem-se ao envio dos caças para a Ucrânia.

A Força Aérea ucraniana está familiarizada com os caças de fabrico soviético, podendo pô-los rapidamente a voar.

A Polónia usa os caças desde 1989 e tem 28 aparelhos Mig-29, que têm vindo a ser progressivamente substituídos pelos jatos multitarefas F-16 norte-americanos e pelos FA-50 sul-coreanos. Varsóvia está também a negociar a compra de caças F-35 aos Estados Unidos.

A Ucrânia tem pedido ao Ocidente aviões de combate para reforçar as defesas de Kiev enquanto a guerra iniciada com a invasão russa a 24 de fevereiro de 2022 se arrasta pelo segundo ano.

Ainda não há sinais de que as grandes potências, como os EUA e o Reino Unido, concordem em enviar aviões de guerra para a Ucrânia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Avião russo colide com drone dos EUA no Mar Negro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião