5 coisas que vão marcar o dia

  • Joana Abrantes Gomes
  • 20 Março 2023

A Ibersol regressa ao PSI no arranque de mais uma semana em que o foco será a recuperação (ou não) dos mercados financeiros à turbulência no setor bancário.

O foco dos mercados volta a estar na banca esta semana, depois da compra do Credit Suisse pela UBS, sendo ainda incerto como os investidores vão reagir. Já em Portugal a primeira sessão da semana arranca com o regresso da Ibersol ao índice de referência PSI. Será também um dia em que o Governo marca presença em evento sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, enquanto Mário Centeno participa num almoço de associados da Associação da Hotelaria de Portugal.

Ibersol de regresso ao PSI

Um ano após ter saído do principal índice bolsista nacional, a Ibersol é de novo promovida ao PSI, registando atualmente um free float (o valor de mercado das ações de uma empresa que estão efetivamente em circulação) de cerca de 95 milhões de euros. Os números dos primeiros nove meses do ano dão conta da melhoria significativa dos resultados da empresa que explora as cadeias de fast food KFC, Taco Bell, Pans & Company: as vendas dispararam quase 65%, para 398,6 milhões de euros, já acima das receitas obtidas em 2019, antes da pandemia de Covid-19.

Centeno fala ao setor hoteleiro

Dias depois de o Banco Central Europeu (BCE) anunciar uma nova subida das taxas de juro em 50 pontos base, o governador do Banco de Portugal participa esta segunda-feira como orador convidado num almoço de associados da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP). Mário Centeno fala ao setor hoteleiro numa altura em que vão sendo aprovadas as medidas previstas no programa “Mais Habitação”, que a AHP considera que “não vão ter efeito imediato” no aumento do número de casas para habitação.

Nova semana de turbulência nos mercados?

A última sexta-feira foi marcada, mais uma vez, por uma forte volatilidade nos mercados financeiros, causada pela instabilidade no setor bancário. Nesse sentido, o foco de Governos, bancos centrais e reguladores financeiros continuará a ser como reagem as bolsas ao colapso do Silicon Valley Bank, ao resgate do First Republic Bank e, do lado de cá do Atlântico, à decisão do BCE de subir as taxas de juro em 50 pontos base e à forte queda em bolsa do Credit Suisse, que foi comprado pelo UBS.

Professores em marcha lenta junto à Ponte 25 de Abril

Os professores continuam em manifestação, desta vez numa marcha lenta junto à Ponte 25 de Abril, que ocorre pelas 18h23 numa alusão aos seis anos, seis meses e 23 dias que estão congelados. Este protesto ocorre antes reunião de quarta-feira onde vão ser discutidos os efeitos assimétricos entre docentes.

Bruxelas organiza conferência de doadores para reconstrução da Síria e Turquia

A Comissão Europeia e a presidência sueca do Conselho da União Europeia (UE) organizam esta segunda-feira uma conferência de dadores para angariar donativos e coordenar a resposta às áreas na Síria e Turquia afetadas pelo terramoto de fevereiro. A conferência vai estar aberta a todos os Estados-membros da UE, assim com “os países vizinhos”, às Nações Unidas, “instituições financeiras e outros atores relevantes”. De acordo com as Nações Unidas, com o Banco Mundial, com Bruxelas e com o próprio Governo da Turquia, a reconstrução nas áreas afetadas pelo sismo, que provocou pelo menos 50 mil mortos, terá um custo aproximado de 94 mil milhões de euros.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião