SNS aprova obras em 25 blocos de parto em investimento de 20 milhões

  • Mariana Marques Tiago
  • 17 Março 2023

O SNS vai avançar com a requalificação de 25 blocos de partos, um investimento de 20 milhões de euros, cuja maior quantia terá como destino o Hospital Santa Maria e Pulido Valente.

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) anunciou esta sexta-feira que vai avançar com a requalificação de 25 blocos de partos, num investimento de 20 milhões de euros, cuja maior quantia (superior a três milhões) terá como destino o Centro Hospital Universitário Lisboa Norte.

Em comunicado, o SNS avançou que era necessário avançar com uma linha de financiamento específica que permitisse às unidades de saúde do SNS a requalificação das infraestruturas na área da ginecologia/obstetrícia, em particular dos blocos de partos, e dos respetivos equipamentos. Assim, a linha de financiamento criada “contempla incentivos a ser atribuídos mediante candidatura”.

De acordo com a entidade, 33 instituições hospitalares com blocos de parto se candidataram, o que corresponde a 89% dos hospitais do SNS potencialmente elegíveis. Isto significa que “realmente esta é uma dimensão estrutural e necessária” e que a “presente opção estratégica” foi devidamente justificada, assegura o SNS.

Das 33 instituições, 25 foram selecionadas, após apresentação de “projetos de enorme qualidade”. A seleção de tais projetos corresponde “a um investimento de 20.661.174,16 euros (com IVA), sendo que 661.174,16 euros correspondem a apoios externos que as candidaturas obtiveram, nomeadamente de autarquias e outras entidades”, lê-se no comunicado. Inicialmente, o valor estipulado para este investimento era de 10 milhões de euros, mas foi reforçado em mais 10 milhões, “de forma a incluir mais projetos e instituições”.

O SNS divulgou ainda a tabela onde estão contempladas as instituições de saúde selecionadas e o valor que lhes será destinado.

Segundo a tabela, o maior investimento será dirigido ao Centro Hospital Universitário de Lisboa Norte (3.086.272,05 euros), onde se incluem o Hospital de Santa Maria e o Pulido Valente.

Segue-se o Hospital Fernando da Fonseca (2.864.427,65 euros), na Amadora e, em terceiro lugar, o Centro Hospital Universitário de Lisboa Central (1.981.726,78 euros), onde se inserem o Hospital Curry Cabral, Dona Estefânia, Santa Marta, Santo António dos Capuchos, São José e a Maternidade Alfredo da Costa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

SNS aprova obras em 25 blocos de parto em investimento de 20 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião