Uma em cada três pessoas nas cidades tem competências digitais acima da média

Praticamente todos os estados-membros relataram as percentagens mais elevadas nas cidades, comparativamente aos subúrbios e zonas rurais.

Em 2021, pouco mais de um quarto (26%) da população da União Europeia (UE) entre os 16 e os 74 anos tinha aptidões digitais acima da média. Mas há diferenças a nível geográfico. Praticamente todos os estados-membros relataram as percentagens mais elevadas nas cidades. Em Portugal, cerca uma em cada três pessoas (34%) que viviam em cidades mostrou competências digitais acima da média, enquanto nas zonas rurais apenas 21% das pessoas o demonstrou, revelam os dados divulgados esta segunda-feira pelo Eurostat.

Já entre as pessoas que viviam nas cidades e subúrbios, cerca de 26% demonstraram possuir competências digitais acima da média.

No conjunto dos estados-membros foi registada uma percentagem mais elevada de pessoas com competências digitais acima da média nas cidades (33%), seguindo-se as cidades e subúrbios (24%) e, por último, as zonas rurais (20%).

Esta é uma tendência transversal a praticamente toda a União Europeia. Em 26 dos 27 estados-membros, a percentagem mais elevada de pessoas com competências digitais acima das básicas foi registada nas cidades. Malta foi o único país que registou uma percentagem mais elevada de competências digitais acima da base em cidades e subúrbios.

O indicador global de competências digitais é composto por cinco tipos de competências: de literacia de informação e de dados; de comunicação e colaboração; de criação de conteúdos digitais; de segurança e, finalmente, competências de resolução de problemas, detalha o gabinete de estatísticas da UE.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Uma em cada três pessoas nas cidades tem competências digitais acima da média

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião