Luís Lopes é o novo CEO da Vodafone Portugal. Mário Vaz vai ser CEO da Vodafone Espanha

A partir de 1 de abril, Mário Vaz deixa o cargo de CEO da Vodafone Portugal e assume o mesmo cargo na Vodafone Espanha. A posição deixada vaga na operadora portuguesa será ocupada por Luís Lopes.

Há novidades na liderança da Vodafone no mercado ibérico. A partir de 1 de abril, Mário Vaz deixa o cargo de presidente executivo da Vodafone Portugal e assume o mesmo cargo na Vodafone Espanha. A posição deixada vaga na operadora portuguesa será ocupada, no mesmo dia, por Luís Lopes, atual diretor de fibra e parcerias da Vodafone na Alemanha.

“A Vodafone Portugal anunciou hoje [22 de março] que, a partir de 1 de abril de 2023, o novo presidente executivo (CEO) da empresa será Luís Lopes. Depois de em 2014 ter ingressado no Grupo Vodafone, o gestor regressa a Portugal substituindo Mário Vaz, que assume, também a 1 de abril, o cargo de CEO da Vodafone Espanha”, revelou a empresa num comunicado.

Este anúncio representa um virar de página na história da operadora em Portugal. Mário Vaz comanda a Vodafone Portugal desde setembro de 2012, tendo, por isso, completado mais de uma década na função. No entanto, faz parte do universo da Vodafone em Portugal desde o início, tendo ingressado na operadora aquando da sua fundação, sob o nome Telecel, em 1992.

Para o lugar de Mário Vaz, a companhia de raízes britânicas escolheu um engenheiro de 50 anos, atualmente a trabalhar na Vodafone Alemanha, mas que, em Portugal, chegou a passar pela comissão executiva da PT Comunicações e foi administrador de operações da Nos antes de entrar no grupo Vodafone.

Luís Lopes (à esquerda) e Mário Vaz (à direita)

“A liderança da Vodafone Portugal é um desafio que me deixa honrado e que me permite continuar a contribuir para o crescimento do Grupo Vodafone, desta feita no meu país, onde o legado dos meus antecessores fez desta operação uma das mais bem-sucedidas e admiradas do grupo. É com entusiasmo e orgulho que substituo o meu colega Mário Vaz, responsável por uma década de reconhecidos resultados na Vodafone Portugal”, diz o próximo CEO da Vodafone Portugal, citado na mesma nota.

Numa mensagem interna, citada em comunicado, o ainda presidente da Vodafone no mercado português, Mário Vaz, garante que não perde a ligação à operação no país: “Tendo feito parte desta empresa desde o primeiro dia da sua presença no mercado até 31 de março de 2023, não há lugar a despedidas ou a sentimentos de saudade. Esta empresa tornou-me na pessoa que sou hoje e determinou de forma irreversível a minha forma de liderança atual e futura. Estou e estarei para sempre ligado a esta empresa e às pessoas que fizeram e fazem parte da mesma. Continuarei a acompanhar de muito perto o vosso percurso com um enorme sentimento de orgulho, com a alma cheia de gratidão, a saudável vaidade de ser um de vós e ter tido o privilégio de vos liderar nos últimos dez anos.”

A substituição acontece num momento de viragem também no próprio setor, à medida que as principais operadoras comerciais vão alargando a cobertura de 5G no país, depois de um longo leilão de frequências. Mais recentemente, a 30 de setembro do ano passado, a Vodafone Portugal deu um passo que, se aprovado pelos reguladores, poderá alterar significativamente a composição do mercado: apresentou uma oferta para comprar a concorrente Nowo. O negócio está, atualmente, sob avaliação da Autoridade da Concorrência.

Não é a primeira vez que um CEO da Vodafone Espanha transita diretamente do mesmo cargo em Portugal. Em 2012, António Coimbra, então CEO da Vodafone Portugal, foi nomeado CEO da Vodafone Espanha, uma transição que deu lugar a Mário Vaz, que se manteve até agora na liderança.

(Notícia atualizada pela última vez às 12h32)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Luís Lopes é o novo CEO da Vodafone Portugal. Mário Vaz vai ser CEO da Vodafone Espanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião