5 coisas que vão marcar o dia

  • Mariana Marques Tiago
  • 24 Março 2023

BdP divulga previsões económicas até 2025. Costa apresenta novos apoios para as famílias e Sérgio Monteiro é ouvido acerca da TAP. INE divulga Contas Nacionais e o Conselho Europeu termina.

Terminamos a semana com as previsões económicas do BdP até 2025. Costa apresenta novos apoios para as famílias mais carenciadas e Sérgio Monteiro é ouvido no Parlamento acerca da TAP. O INE divulga o último relatório sobre as contas nacionais de 2022. Dá-se o fim do Conselho Europeu.

BdP apresenta boletim económico

O Banco de Portugal (BdP) apresenta esta sexta-feira o seu boletim económico. O documento inclui previsões económicas para a economia portuguesa em 2023 e para os dois anos seguintes. A conferência de imprensa pode ser seguida aqui.

Costa apresenta novos apoios para as famílias

É hoje o último dia do Executivo de Costa para apresentar os novos apoios para as famílias mais carenciadas. O anúncio da aplicação destas novas medidas surgiu na semana passada. Quarta-feira, no debate de política geral, Costa afirmou que os apoios diretos às famílias vulneráveis para fazerem face ao aumento do custo de vida é um dos eixos em que o Governo “está a trabalhar”.

Fim do Conselho Europeu

O encontro de líderes em Bruxelas termina esta sexta-feira. Durante dois dias os chefes de Estado e de Governo dos Estados-membros da UE discutiram os últimos desenvolvimentos no que toca à invasão da Ucrânia e o consequente apoio da aliança europeia ao país; a competitividade da Europa, a situação económica e energética e ainda temas como a migração. Na passada quinta-feira – o primeiro dia de reunião – Costa sublinhava aos jornalistas que é necessário concluir o dossier da União Bancária para assegurar a estabilidade do setor bancário europeu e prevenir uma crise semelhante à de 2008.

INE divulga contas nacionais trimestrais por setor

O Instituto Nacional de Estatística divulga as Contas Nacionais Trimestrais por Setor Institucional relativas ao último trimestre de 2022 (de outubro a dezembro). De acordo com os últimos dados divulgados pelo gabinete de estatística, no terceiro trimestre a economia portuguesa registou um agravamento da necessidade de financiamento, que passou de 0,8% do PIB para 1,2%. Além disso, houve um aumento do Rendimento Nacional Bruto (2,1%) e do Rendimento Disponível Bruto (2%).

Sérgio Monteiro ouvido no Parlamento sobre a TAP

O ex-secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro, é esta sexta-feira ouvido no Parlamento, na Comissão de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação. A audição do político acontece no âmbito do requerimento que o PS apresentou acerca do “processo de privatização da TAP”, que ocorreu aquando do seu mandato no ministério liderado por Pires de Lima. Quando o requerimento socialista foi aprovado, Sérgio Monteiro afirmou ter “não só gosto [em falar sobre a questão], mas interesse em que o assunto possa ser conversado”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião