Foco da Fed? Agora é salvaguardar o crescimento

Janet Yellen, a presidente da Fed, diz que o foco mudou. Se antes tinha como objetivo curar a economia, agora quer garantir que os progressos alcançados não são perdidos.

A Reserva Federal (Fed) dos EUA teve um papel decisivo na economia norte-americana. Foi a atuação do banco central que permitiu curar a economia norte-americana depois da crise financeira, fase que está já mais do que superada. Daí que Janet Yellen diga que agora o foco da Fed mudou. Em vez de curar, agora o importante é garantir que os progressos alcançados não são perdidos.

“Antes, tivemos de carregar a fundo no pedal para tentar dar à economia todo a velocidade possível”, disse Yellen em Ann Arbor, no Michigan, EUA, citada pela Bloomberg. “Agora, a Fed está a tentar “colocar o pé no acelerador, mas de forma suave”, referiu a presidente do banco central norte-americano.

A Fed subiu recentemente a taxa de referência, numa altura em que a economia está a crescer, o desemprego toca mínimos — os EUA estão quase no pleno emprego — e a inflação está nos 2%. A ideia é fazer novos aumentos do preço do dinheiro ainda este ano, além do realizado em maio, faltando apenas perceber em que esses vão acontecer.

Além da subida de juros, a Fed vai também começar a encolher o seu balanço. Depois de anos a injetar dinheiro na economia, nomeadamente através da compra de títulos de dívida, tal como o BCE está a fazer na Zona Euro, nas últimas minutas, a Fed revelou esperar começar a reverter essas compras feitas durante a recessão.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Foco da Fed? Agora é salvaguardar o crescimento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião