Ordem cria programa de saúde mental para os médicos veterinários

A profissão apresenta um elevado nível de stress, com Portugal a registar os níveis mais elevados (87%), segundo o estudo VetsSurvey 2021.

A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) criou um programa de apoio à saúde mental com o objetivo de promover o bem-estar dos médicos veterinários. A profissão apresenta um elevado nível de stress, com Portugal a registar os níveis mais elevados (87%), segundo o estudo VetsSurvey 2021.

“A profissão de Médico Veterinário é profundamente gratificante, mas implica um esforço físico e psicológico muito desgastante. O stress, burnout e outros problemas de saúde mental aumentaram muito nos últimos anos junto da classe Médico-Veterinária e com este programa pretendemos fornecer apoio contínuo para ajudar os membros a gerir a sua saúde mental e o seu bem-estar geral”, diz Jorge Cid, Bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários, citado em comunicado.

O programa, criado em parceria com a Workplace Options, dá acesso aos associados de todo o país a apoio emocional (psicológico) e de bem-estar geral, contínuo, 24 horas durante 7 dias por semana, através de uma app e um website com conteúdos com a temática do bem-estar, bem como através de psicólogos por via telefónica ou videochamada, podendo ainda ser agendadas consultas de psicologia na zona de residência ou clínica.

Soluções de mindfullness — “para reduzir situações quotidianas que afetam o bem-estar (incapacidade de dormir, falta de concentração, stress, entre outras” –, de manager assist — “para lidar com situações difíceis de gestão de equipas” — e de life coaching, apoiando na “gestão de tempo e organização do trabalho que afetam o bem-estar, a saúde mental” são outras das soluções disponíveis.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ordem cria programa de saúde mental para os médicos veterinários

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião